Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Microsoft encerra produção do Kinect

A Microsoft anunciou o encerramento da fabricação do acessório Kinect, que teve sua última versão lançada em 2019 na forma do Azure...

Outer Space|

Microsoft encerra produção do Kinect
Microsoft encerra produção do Kinect Microsoft encerra produção do Kinect

A Microsoft anunciou o encerramento da fabricação do acessório Kinect, que teve sua última versão lançada em 2019 na forma do Azure Kinect.

Da euforia com o sucesso da primeira versão do acessório, lançado no Xbox 360, à súbita decadência que sentenciou as próximas gerações do Xbox a viveram na sombra do PlayStation, o Kinect hoje pode ser considerado um acessório que não vingou e trouxe mais prejuízos que benefícios à Microsoft.

Enquanto a tecnologia foi vista como muito inovadora em 2010, a interpretação dos executivos da Microsoft sobre seu impacto no futuro do Xbox não podia ser mais equivocada. O acessório era visto como uma peça fundamental que faria a ponte entre o consumidor mais casual de entretenimento, mais ligado à experiência de TV que aos videogames, e acabou definindo toda a estratégia inicial para a introdução do Xbox One no mercado.

Um ano após o lançamento do Xbox One com o Kinect 2, o fracasso do plano fez a Microsoft iniciou uma operação de salvamento do Xbox e uma guinada de 180 graus em sua estratégia, desassociando o Kinect do hardware do Xbox One (inicialmente, o acessório era vendido com o console e imprescindível para seu uso) e voltando o foco para os jogos e serviços online.

Publicidade

A versão mais recente do acessório, o Azure Kinect, foi lançada em 2019 com foco no mercado corporativo e uso de IA. A tecnologia teve adoção limitada nesse mercado, mas foi incorporada a TVs na Europa e usado em projetos de robótica.

“À medida que as necessidades de nossos clientes e parceiros evoluem, atualizamos regularmente nossos produtos para melhor apoiá-los”, escreveu a Microsoft em um comunicado.

Publicidade

“De tempos em tempos, isso inclui a introdução de novas oportunidades, bem como a retirada de produtos. Tomamos a decisão de encerrar a produção do Azure Kinect Developer Kit, mas isso está longe de ser o fim dessa tecnologia, pois ela continuará disponível por meio de nosso ecossistema de parceiros”.

A postagem da Microsoft em seu site oficial listou vários parceiros que usam vários elementos da tecnologia Kinect em seus próprios dispositivos e recomendou o Femto Bolt da Orbbec como uma alternativa viável ao Azure Kinect.

Publicidade

Empresas que já possuem um Azure Kinect ainda poderão baixar e usar o software de desenvolvimento do acessório, e a Microsoft continuará vendendo o hardware enquanto durarem os estoques.

O post Microsoft encerra produção do Kinect apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.