Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Nitro
Publicidade

PS5 Pro pode ser lançado em setembro, com nova GPU e “DLSS” criado pela Sony

Rumores sobre o PlayStation 5 Pro têm ganhado força desde que supostos kits de desenvolvimento do console mais poderoso estariam...

Outer Space|Do R7


PS5 Pro pode ser lançado em setembro, com nova GPU e “DLSS” criado pela Sony
PS5 Pro pode ser lançado em setembro, com nova GPU e “DLSS” criado pela Sony

Rumores sobre o PlayStation 5 Pro têm ganhado força desde que supostos kits de desenvolvimento do console mais poderoso estariam chegando às produtoras de jogos. De acordo com várias fontes, entre elas o jornalista Jeff Grubb, o novo console deve chegar ao mercado no final do ano e terá sua capacidade gráfica aumentada por uma combinação de chips mais poderosos e uma tecnologia de renderização similar à DLSS da Nvidia, mas desenvolvida pela própria Sony.

Segundo os rumores, a CPU do PS5 Pro teria a mesma arquitetura Zen 2 da AMD usada no PS5 atual, composto por oito núcleos e 16 threads. O clock seria elevado a 4,4 GHz, 0,9 GHz mais alto que o PS5 padrão.

Já a GPU do PS5 Pro seria da geração RDNA 2, também a mesma do PS5 atual e usada na linha Radeon RX 6000 da AMD, porém haveria neste chip elementos mais modernos da RDNA 3 e RDNA 4. Um incremento de cerca de 60% na contagem de shaders do chip (para 3.712) compensaria um decréscimo no clock, que ficaria em 2 GHz, reduzindo o consumo de energia.

Segundo Grubb, as especificações finais de hardware do PS5 Pro não seriam conhecidas pelos desenvolvedores ainda, mas eles já sabem que um recurso importante do novo console será a tecnologia de aprendizado de máquina para renderização otimizada desenvolvida pela Sony, algo que segue o mesmo conceito do DLSS da Nvidia. Esta tecnologia usa inteligência artificial para construir parte da imagem, possibilitando renderizar cenas em alta-definição a partir de fontes de menor resolução e, consequentemente, aumentar drasticamente a taxa de quadros por segundo nos jogos.

Publicidade

“A grande novidade aqui, assim como o grande recurso que este sistema suportará, é a solução proprietária da Sony, semelhante ao DLSS, onde eles usam seu próprio aprendizado de máquina para melhorar as imagens para que possam executar as coisas em uma resolução realmente alta e uma taxa de quadros realmente alta, e eles incluiriam seu próprio hardware no PS5 Pro para fazer isso”, disse o jornalista.

“É aí que entra em ação a aceleração 2x do ray tracing de hardware, mas eles seriam capazes de fazer ainda mais do que apenas um melhor ray tracing de hardware. Então, sim, isso provavelmente está acontecendo”.

Publicidade

Várias fontes sugerem um lançamento do PS5 Pro no segundo semestre de 2024, época do varejo mais aquecido e ocasião preferida da Sony para lançar seus novos consoles. Segundo Grubb, setembro de 2024 seria a meta atual.

O post PS5 Pro pode ser lançado em setembro, com nova GPU e “DLSS” criado pela Sony apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.