Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que é uma VPN e como pode usá-la no seu Mac

Nos últimos anos, o uso de redes privadas virtuais (VPNs) tem se tornado cada vez mais comum e essencial em nossa vida digital....

Outer Space|

Saiba o que é uma VPN e como pode usá-la no seu Mac
Saiba o que é uma VPN e como pode usá-la no seu Mac Saiba o que é uma VPN e como pode usá-la no seu Mac

Nos últimos anos, o uso de redes privadas virtuais (VPNs) tem se tornado cada vez mais comum e essencial em nossa vida digital. Com a crescente preocupação com a privacidade online, as ameaças à segurança cibernética e a necessidade de contornar restrições geográficas, as VPNs se destacaram como uma ferramenta versátil e imprescindível. Neste artigo, exploraremos a crescente popularidade das VPNs e sua utilidade na proteção da privacidade, na segurança de dados e no acesso a conteúdo restrito, demonstrando como essa tecnologia se tornou uma aliada indispensável no mundo digital contemporâneo.

VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão em túnel seguro entre dois ou mais dispositivos. Ela é criptografada com a internet, permitindo ao usuário permanecer privado e seguro em qualquer site, sem importar de onde se esteja conectando. Seu funcionamento é ocultar os endereços IP dos usuários e cifrar os dados para que ninguém que não esteja autorizado possa ler a sua informação.

As principais funções de uma conexão VPN são:

Privacidade: sem uma rede privada virtual, qualquer um pode acessar aos seus dados pessoais, como senhas, informação importante de cartões de crédito e o histórico de navegação, com a possibilidade de poder vender esses dados a terceiros. As VPNs usam o cifrado para manter a privacidade de esta informação confidencial, especialmente quando a conexão e via uma rede de WiFi pública.

Publicidade

Anonimato: o seu endereço IP, contem informação de sua localização e atividade de navegação e todos os sites web na internet rastreiam esses dados com a utilização das cookies e outra tecnologias semelhantes. A cada vez que é acessado o site, já vai ser reconhecido, com uma conexão VPN vai ter oculto o seu endereço IP para assim ficar no anonimato na internet.

Segurança: As VPNs usam a criptografia para proteger sua conexão à internet de possíveis acesso não autorizados, também pode atuar como mecanismo de fechamento, finalizando programas pré-selecionados em caso de houver uma atividade suspeitosa na internet, diminuindo assim as probabilidades de que os dados estejam comprometidos. Essas caraterísticas permitem às empresas poder oferecer acesso remoto aos seus funcionários pelas suas redes corporativas.

Publicidade

Como escolher o melhor fornecedor de VPN?

No mercado tem muitas opções disponíveis, mas é importante saber as suas necessidades para saber que VPN escolher, já que tem opções gratuitas e de pago. Tem que ter em conta varias caraterísticas: os VPNs tem políticas de registro mínimas ou nulas para evitar a violação de dados pela sua parte, o software tem que ser atualizado, assim pode ser usado com os últimos protocolos existentes para obter maior segurança, os softwares de VPN vem com limitantes de uso de banda e por isso tem que escolher o fornecedor que ofereça a melhor opção às suas necessidades e a localização do software também é importante, precisa escolher um fornecedor que tenha servidores no país aonde seja preciso usar.

Publicidade

Como instalar um VPN no seu computador Mac?

Se deseja instalar um VPN para Mac pode seguir estas indicações: a melhor opção é visitar o site oficial do fornecedor, fazer o download do arquivo instalador e esperar que descarregue na pasta de Downloads para abrir e começar com a instalação. O sistema operacional vai perguntar se é possível a instalação e confirmar.

Clicar em continuar para começar a instalação do VPN, aguardar a que o instalador descarregue os arquivos necessários e já vai estar pronto para usar de acordo às suas necessidades.

Com estas informações vai poder escolher o VPN que se ajuste ao que precisa.

O post Saiba o que é uma VPN e como pode usá-la no seu Mac apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.