Nobel de Literatura: 7 escritores brasileiros que poderiam ter vencido o prêmio
Dos 118 laureados com o prêmio, apenas um escritor é falante da língua portuguesa
Na próxima quinta-feira (6), a Academia Sueca anuncia o nome do vencedor do Nobel de Literatura deste ano. A lista de possíveis vencedores inclui escritores do Quênia, Japão, Noruega, Antigua e Barbuda, França e Índia, mas nenhum do Brasil. Na verdade, ao longo dos 121 da história do prêmio, nenhum brasileiro foi laureado. Por isso, o R7 pensou em sete nomes que poderiam ter ganhado a honraria.
Globalmente, o Nobel de Literatura é criticado por ser muito focado na Europa e América do Norte. Isso é evidenciado pelos cinco países com mais ganhadores: França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Suécia, respectivamente.
Ao todo, 118 escritores já ganharam o prêmio, sendo 102 homens e 16 mulheres. Apenas quatro escritores sul-americanos ganharam o Nobel de Literatura: os chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, o colombiano Gabriel Garcia Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa. O único escritor falante da língua portuguesa que já foi laureado é o português José Saramago, que ganhou em 1998.
O fato da língua portuguesa ser um idioma pouco falado fora do Brasil é um dos fatores que dificulta a presença de autores do país no Nobel. Por isso, para a lista de escritores nacionais que poderiam ter ganhado o prêmio também foi considerado nomes que, além de grande importância para a literatura brasileira, foram traduzidos para outros idiomas e chegaram a mercados internacionais.
1- Machado de Assis
Um dos mais importantes brasileiros, Machado de Assis poderia ter ganhado o Nobel de Literatura, mesmo o prêmio tendo sido criado poucos antes da morte dele. O escritor foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e se destaca com romances, contos e crônicas publicadas. Entre os livros mais famosos de Machado estão Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
2- Clarice Lispector
A escritora nasceu na Ucrânia, mas foi naturalizada brasileira e chegou a declarar em entrevistas que se reconhecia como uma cidadã do Brasil. Ela é uma das principais mulheres na literatura nacional, ganhou o Prêmio Jabuti mais de uma vez e tem uma extensa obra que contempla coletâneas de contos, como o livro Laços de Família, crônicas e romances, como A Hora da Estrela e Paixão Segundo G.H.
3- Guimarães Rosa
Responsável por escrever um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa poderia ter sido laureado com o Nobel de Literatura. O escritor tem uma obra marcada pelo regionalismo, neologismos e pelo realismo fantástico.
4- Jorge Amado
Jorge Amado tem dezenas de livros publicados, diversos deles adaptados para o cinema e televisão, como Tieta do Agreste, Capitães da Areia e Dona Flor e seus Dois Maridos. O autor tem uma obra conhecida por críticas sociais e por retratar a sociedade baiana.
5- Carlos Drummond de Andrade
Entre os representantes da poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade é um dos principais nome. O poeta mineiro é considerado um dos brasileiros mais influentes do século XX e foi um dos principais escritores do modernismo brasileiro
6- Paulo Coelho
O Alquimista entrou para os recordes mundiais como o livro mais traduzido do planeta. O autor da obra, Paulo Coelho, é o escritor brasileiro mais vendido e, provavelmente, mais conhecido do mundo. Como ainda está vivo, o autor ainda pode ser reconhecido pela Academia Sueca.
7- Carolina Maria de Jesus
Por mais que tenha passado anos sem novas edições e sem destaque no universo literário do Brasil, a obra de Carolina Maria de Jesus é digna de um Nobel de Literatura. Uma das principais escritoras negras do país, ela ganhou fama quando ainda trabalhava como catadora de papel, teve milhares de exemplares vendidos e ficou famosa pelos diários, mas também escreveu poemas, músicas e romances.