Entretenimento Noite Animal: conheça a aventura inusitada do Zoológico de SP

Noite Animal: conheça a aventura inusitada do Zoológico de SP

Passeio convida público a ver de perto bichos que têm hábitos noturnos e vida mais ativa depois que o sol se põe, como leão e onça

  • Entretenimento | Camila Juliotti, do R7

Resumindo a Notícia

  • Passeio noturno começa nesta quinta-feira (7) e vai ocorrer durante o mês de julho
  • O percurso no zoo tem 2,5 km e é sinalizado por faixas luminescentes no chão e luzes coloridas
  • Leoas, onças-pintadas, girafas, javalis e flamingos estão entre os animais com hábitos noturnos
'Noite Animal' convida público a visitar zoológico depois que o sol se põe

'Noite Animal' convida público a visitar zoológico depois que o sol se põe

Camila Juliotti/R7

Separe um par de tênis, escolha roupas confortáveis e bem quentinhas e prepare-se para encarar uma aventura inusitada no Zoológico de São Paulo. A partir desta quinta-feira (7), o passeio "Noite Animal" convida o público a caminhar em meio à Mata Atlântica no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga depois do pôr de sol, para ver de perto bichos com hábitos noturnos, como leoas, onças-pintadas, girafas, flamingos e cobras.

"Naturalmente, à noite, esses animais estão mais dispostos a buscar alimento, a patrulhar seu território, a interagir entre si... Eles já têm isso. As pessoas também podem vê-los em outros dias e outros horários que vierem ao zoológico. A diferença é que é possível que eles estejam mais tranquilos, em repouso ou escondidos, isso é normal", explica a bióloga Angelita Capobianco, responsável pelo manejo comportamental e bem-estar animal. 

Onça-pintada é um dos animais do zoo com hábitos noturnos

Onça-pintada é um dos animais do zoo com hábitos noturnos

Carlos Nader/Divulgação

O trajeto mediado tem 2,5 km e é sinalizado por faixas luminescentes no chão e luzes coloridas. Essas luzes, inclusive, tornam o ambiente mais confortável para os moradores do zoológico durante a noite e foram projetadas há mais de dois meses para o bem-estar deles — já que em dias normais o espaço fica totalmente apagado. Além disso, é proibido utilizar flash nos celulares e câmeras fotográficas, bem lanternas e apitos, no parque para não incomodar os animais.

Durante visita da reportagem ao zoo, em uma das primeiras paradas do percurso noturno, um lobo-guará fêmea decidiu interagir. Assim como ocorre com outros animais, ela foi estimulada com atividades de enriquecimento ambiental. Os alimentos do lobo-guará estavam escondidos em um embrulho pendurado em uma corda.

Lobo-guará interagiu com atividade de enriquecimento ambiental

Lobo-guará interagiu com atividade de enriquecimento ambiental

Carlos Nader/Divulgação

Já no caso das onças-pardas e da onça-pintada, pedaços de carne foram espalhados pelo ambiente em que elas vivem e no alto das árvores, onde gostam de subir e saltar.

"Não é só sobre conhecer os animais, mas sentir o que é uma visita no zoológico à noite. Ver o que a gente trouxe de elementos sensoriais para os animais e quais sensações vamos viver ao longo do trajeto. Vamos encontrar vários educadores, não só guiando a experiência, mas contando histórias sobre os animais", acrescenta Camila Martins, bióloga e gerente de educação para conservação do zoológico. 

Outra atração da Noite Animal são os javalis. A identificação com o personagem Pumba, do desenho animado Rei Leão, é imediata. Os animais, por sua vez, também percebem a presença das pessoas e chegam bem próximos à grade, como se posassem para as fotos.

Javali é uma das atrações do passeio noturno no zoo de SP

Javali é uma das atrações do passeio noturno no zoo de SP

Camila Juliotti/R7

Durante o passeio, além da oportunidade de observar as atividades rotineiras e o comportamento dos animais depois que escurece, é comum ouvir cantos de aves e barulhos de pequenos mamíferos andando no meio da mata — não se assuste!

As visitas noturnas começam amanhã e vão acontecer às quintas, sextas e sábados em todo o mês de julho. 

"Noite Animal"
Onde: Zoológico de São Paulo (av. Miguel Stéfano, 4.241 – Portão 2 – Água Fria)
Quando: de quintas a sábados (até o dia 30 de julho)
Horário: das 18h30 às 22h (com entrada até 19h30 e fechamento do zoo às 22h30)
Ingressos: R$ 149,90 (vendas no site do parque)

Últimas