Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Plano da Noruega para salvar mural gigante de Picasso divide opiniões

Prédio de escritórios do bloco "Y" de Oslo será substituído por uma alternativa moderna e mais segura, disse o governo. Fãs pedem sua proteção

Entretenimento|

Vista do bloco Y com mural de Pablo Picasso e Carl Nesjar com trabalhadores no local
Vista do bloco Y com mural de Pablo Picasso e Carl Nesjar com trabalhadores no local Vista do bloco Y com mural de Pablo Picasso e Carl Nesjar com trabalhadores no local

A Noruega começou a demolir um edifício histórico decorado com murais gigantes de Pablo Picasso nesta segunda-feira (27), como parte dos esforços para reconstruir a sede do governo após um atentado mortal de um grupo de extrema-direita.

O prédio de escritórios do bloco "Y" de Oslo, com um mural de Picasso em uma seção de 250 toneladas de fachada, será substituído por uma alternativa moderna e mais segura, disse o governo.

A demolição dividiu opiniões fortemente. Os críticos dizem que a estrutura de concreto de 50 anos é feia e merece ser destruída, enquanto os fãs pedem sua proteção.

Picasso colaborou com o escultor norueguês Carl Nesjar, que transformou obras do artista espanhol em enormes murais de concreto em Nova York, Barcelona, Oslo e outras cidades.

Publicidade

Usando uma parede externa inteira do edifício, Nesjar deu a "Os Pescadores", de Picasso, um lugar de destaque na capital norueguesa, além de a "Gaivota", uma obra do chão ao teto em uma parede de 60 toneladas.

O bloco "Y", construído em 1969 e nomeado por sua forma vista do ar, abrigou o Ministério da Educação da Noruega até 22 de julho de 2011, quando o militante anti-islâmico Anders Behring Breivik detonou uma grande bomba nas proximidades.

Por Terje Solsvik e Gwladys Fouche

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.