Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Poder Suave" mostra a eficácia das armas culturais para influenciar a opinião pública

Em livro, Franthiesco Ballerini revela que ideias podem ser mais persuasivas do que canhões

|Do R7

O poder suave em debate na obra de Franthiesco Ballerini
O poder suave em debate na obra de Franthiesco Ballerini O poder suave em debate na obra de Franthiesco Ballerini

Depois de mais de dois anos de intensas pesquisas e dezenas de entrevistas, o jornalista Franthiesco Ballerini acaba de lançar o livro Poder suave – Soft power (216 p., R$ 72,50), lançamento da Summus Editorial, obra na qual revela que diplomacia, língua, esportes, mas, principalmente, cultura, são os instrumentos mais eficientes para se abrir a fronteira alheia.

Cunhado pelo cientista político Joseph Nye na década de 1980, o termo “poder suave” designa a capacidade de um Estado ou uma instituição influenciar a opinião pública para que seus objetivos sejam cumpridos.

Franthiesco Ballerini fez a opção de tratar do poder suave apenas no âmbito da cultura. "Isso vai ao encontro, inclusive, do pensamento do próprio Nye. É o aspecto mais sofisticado, sedutor e rentável do conceito", acredita.

O exemplo mais clássico é Hollywood, que, com seus filmes e produtos dele derivados, reproduz um estilo de vida que serve muito bem aos interesses americanos no campo da política e da economia.

Publicidade

Porém, diversos outros tipos de poder suave têm mostrado sua força ao longo dos séculos, deixando claro que ideias podem, por vezes, ser mais persuasivas que canhões.

Dividida em 14 capítulos, a obra mostra que o poder suave pode trazer benefícios políticos, sociais, econômicos, turísticos e diplomáticos para os países cuja herança cultural é forte e legítima internacionalmente. 

Publicidade

"Hoje, ser amado é mais eficiente e menos custoso que ser temido”, avalia o autor. Nações detentoras de tal poder são capazes, inclusive, de amenizar um passado em que seus líderes optavam frequentemente pelas armas para conseguir o que queriam.

O Brasil, na avaliaçao de Ballerini, quase sempre relegou à iniciativa privada a missão de projetar sua imagem no mundo. Para o autor, o resultado é, no mínimo, distante do potencial interno.

Publicidade

"Nossas telenovelas são consumidas por mais de cem nações. A bossa-nova hipnotizou a Europa, os Estados Unidos, o Japão, as maiores economias do mundo. E o carnaval atrai todos esses públicos, que ficam embasbacados com sua exuberância. Ou seja, temos munições distintas, para públicos distintos, mas somente nas mãos da iniciativa individual e não de um fomento público internacional”, analisa.

Para o autor, os países que possuírem instituições e agentes culturais com poder simbólico com legitimidade internacional serão aqueles com mais chances de ter um poder suave cultural eficiente e duradouro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.