Pop Barca do rei Khufu é transferida das pirâmides de Gizé para uma nova casa no Egito

Barca do rei Khufu é transferida das pirâmides de Gizé para uma nova casa no Egito

EGITO-BARC:Barca do rei Khufu é transferida das pirâmides de Gizé para uma nova casa no Egito

Reuters - Entretenimento

CAIRO (Reuters) - A Barca do rei Khufu, o mais velho e maior barco de madeira descoberto no Egito, foi cuidadosamente transferida de sua casa perto das pirâmides de Gizé a um gigante museu nas proximidades, afirmaram autoridades neste sábado.

O barco com 4.600 anos de idade, também conhecido como Barca Solar, foi movido para o Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês), que deve ser inaugurado ainda este ano.

“O objetivo do projeto de transporte é proteger e preservar o maior e mais velho artefato orgânico feito de madeira da história da humanidade para as gerações futuras”, disse o ministério de Turismo e Antiguidades, em comunicado.

O transporte do barco de cedro com 42 metros de cumprimento e 20 toneladas durou 48 horas. Chegou ao Grande Museu Egípcio, sua nova casa, nas primeiras horas de sábado, afirmou o ministério.

O barco foi transportado como uma única peça dentro de uma jaula de metal carregada por um veículo com controle remoto importado especificamente para esta operação, disse Atef Moftah, supervisor-geral do projeto do Grande Museu.

O barco, descoberto em 1954 no canto sul da Grande Pirâmide, foi exibido por décadas em um museu que leva o seu nome no Planalto de Gizé.

O Egito afirma que o Grande Museu Egípcio, que tem sido construído intermitentemente há 17 anos, conterá mais de 100.000 artefatos quando for aberto.

(Reportagem de Sameh El-Khatib)

Últimas