Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Com Lázaro Ramos, Tudo Que Aprendemos Juntos retrata as origens da Orquestra de Heliópolis

Filme foi realizado com jovens atores sem experiência no cinema

Pop|Helder Maldonado, Do R7

Filme discute a transformação de jovens através da arte
Filme discute a transformação de jovens através da arte

Após ser aclamado nos Festivais de Locarno (Suíça) e do Rio de Janeiro, Tudo Que Aprendemos Juntos estreou no circuito comercial no último dia 3. O filme conta a história do violinista Laerte (Lázaro Ramos), que após sofrer uma crise durante audição para integrar a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), aceita a vaga de professor da Orquestra de Heliópolis, na periferia da zona sul de São Paulo.

Apesar do choque cultural, Laerte tenta promover uma mudança na vida dos alunos rebeldes. Mas ao contrário de filmes norte-americanos com o mesmo tema, Tudo Que Aprendemos Juntos discute a fragilidade social e econômica que atinge tanto quem está na classe média, quanto na favela. Dessa maneira, o mestre no longa não é um ser inatingível. Ele também luta contra uma personalidade frágil, que em outros projetos costuma ser exclusividade dos alunos.

Baseado na peça Acorda Brasil, de Antônio Ermírio de Moraes, o roteiro aborda ainda questões inerentes à facilidade que jovens encontram para integrar o crime organizado em comunidades e o eterno embate entre a polícia e a população de baixa renda.

Apesar da presença de Lázaro, o elenco do filme é composto majoritariamente por atores iniciantes e amadores, escolhidos em audições organizadas na periferia.


Essa opção é comum na trajetória do diretor Sérgio Machado, que esteve envolvido na escolha dos elencos de Mada Satã, Central do Brasil e Cidade Baixa. Só que, dessa vez, existe uma peculiaridade. Alguns dos jovens passaram realmente pelo Instituto Bacarelli, que administra a Orquestra de Heliópolis e outros projetos sociais.

Em entrevista, Sérgio explica que esse tipo de abordagem ajuda a promover jovens talentos da periferia. "Sem essa oportunidade, eles teriam dificuldade para encontrar espaço em mídias de grande alcance. Acho digno fazer filmes que abrem espaço para quem está começando", garante.


Lázaro Ramos, que concedeu entrevista exclusiva ao R7, garante que Tudo Que Aprendemos Juntos ajuda a mostrar recortes esquecidos e poucos conhecidos do país. O ator ainda ressalta que as experiências pessoais do elenco como moradores da periferia ajudaram a atualizar e personalizar a peça de Antônio Ermírio de Moraes. Confira o vídeo com o ator:

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.