Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Família de herói de "Hotel Ruanda" acusa governo de sequestrá-lo

RUANDA-HEROI-HOTEL-SEQUESTRO:Família de herói de "Hotel Ruanda" acusa governo de sequestrá-lo

Pop|

NAIRÓBI (Reuters) - A família de Paul Rusesabagina --louvado como herói em um filme de Hollywood sobre o genocídio de 1994 em Ruanda-- acusou as autoridades de Kigali de sequestrá-lo um dia depois de ele ser conduzido diante da mídia algemado.

Rusesabagina foi interpretado por Don Cheadle em "Hotel Ruanda", filme indicado ao Oscar que contou como o gerente de hotel Rusesabagina usou seu emprego e suas conexões com a elite hutu para proteger tutsis fugindo do massacre.

A polícia de Ruanda disse que Rusesabagina, que pediu uma resistência armada ao governo em um vídeo publicado no YouTube, foi preso devido a acusações de terrorismo graças a um mandado internacional, o que sua família refuta.

"Ele foi sequestrado e levado por rendição extraordinária a Ruanda", postou sua filha, Carine Kanimba, no Facebook.

Publicidade

Thierry Murangira, porta-voz do Birô de Investigação de Ruanda, disse que isso é falso.

"Ele foi preso de acordo com a lei", disse Murangira à Reuters. "Ele foi submetido a um mandado de prisão internacional."

Publicidade

Outra filha, Anaise, disse à rádio BBC World Service que seu pai ligou para a família pela última vez na quinta-feira de Dubai e disse que "jamais iria a Ruanda por vontade própria" --ele se mudou para o exterior após o genocídio.

Autoridades de Dubai, parte dos Emirados Árabes Unidos, não responderam a ligações para pedir comentários sobre a prisão ou qualquer acordo de extradição. Os ministros da Justiça e das Relações Exteriores de Ruanda tampouco responderam a mensagens pedindo comentários.

(Por Duncan Miriri, Katharine Houreld e Hereward Holland)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.