Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filme dá à família de Eric Garner o julgamento que eles nunca tiveram

FILME-JULGAMENTO-ERICGARNER:Filme dá à família de Eric Garner o julgamento que eles nunca tiveram

Pop|

Por Alicia Powell

NOVA YORK (Reuters) - A arte está dando à família de Eric Garner o julgamento que o sistema de justiça dos Estados Unidos nunca lhes forneceu.

O filme “American Trial: The Eric Garner Story" (Julgamento Americano: a História de Eric Garner) representa o julgamento que não aconteceu depois que um policial branco de Nova York, Daniel Pantaleo, foi filmado praticando estrangulamento em Garner, um homem negro, em julho de 2014, após sua prisão por vender cigarros soltos em uma rua em Staten Island.

As palavras agonizantes de Garner, "eu não consigo respirar", tornaram-se um grito de guerra nos protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) que condenam o uso excessivo da força pela polícia dos EUA contra homens e mulheres negros.

Publicidade

Um grande júri decidiu não indiciar Pantaleo, que foi demitido em agosto de 2019 após uma audiência disciplinar interna. Os advogados de Pantaleo disseram que o policial estava seguindo as ordens e não era o culpado pela morte de Garner.

"Quando o não indiciamento aconteceu... meio que se tornou, eu acho, uma obsessão", disse o diretor Roee Messinger.

Publicidade

"Então um dia me ocorreu que eu moro em Nova York, todo mundo acha que deveria haver um julgamento. Todo mundo que testemunharia no tribunal provavelmente está dentro de um raio de cerca de 15-20 milhas de mim", declarou ele.

A viúva de Garner, Esaw Snipes-Garner, e testemunhas reais se apresentam no docudrama do tribunal, que foi exibido pela primeira vez na rede a cabo Reelz e agora está sendo distribuído mais amplamente online.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.