Mais de 20 anos depois, Disney lança série que continua a história de O Rei Leão. Conheça A Guarda do Leão!
Desenho cativa com personagens carismáticos e uma bela história sobre diversidade
Pop|Felipe Gladiador, Do R7

O Rei Leão é uma das animações mais aclamadas de todos os tempos e marcou a vida de gente de todas as idades. Pensando no poder do universo criado em 1994, a Disney lança agora uma nova série, voltada ao público infanto-juvenil, que dá continuidade a esta icônica história.
Estreia nesta segunda-feira (9), no Disney Junior, o desenho A Guarda do Leão, que conta as aventuras do leão Kion, filho de Simba, que forma com seus amigos um grupo para defender o bem estar do reino.
Uma das coisas mais interessantes da trama é a abordagem da diversidade e da representatividade. A Guarda do Leão sempre foi formada exclusivamente por leões, mas Kion resolve desafiar os padrões e escolhe os mais variados animais, sendo que cada um é o melhor no seu estilo: o mais forte, o mais rápido, o que enxerga com mais precisão e o mais corajoso.
Sininho, Cruela e até Dumbo! Veja quais desenhos da Disney devem ganhar versões "reais" com atores
Com a ótima mensagem de que cada um pode ser o que quiser, a animação encanta as crianças e desperta nostalgia nos adultos que se apaixonaram por personagens como Timão e Pumba, Zazu, Rafiki e Simba, todos de volta nesta nova aventura. Até Mufasa faz uma bela participação especial. Outro detalhe que desperta a atenção é uma história inédita que desvenda por quais motivos o vilão Scar se tornou tão sedento por poder. A dublagem em português é excelente e conta com a maioria das vozes originais dos personagens já conhecidos.

Os novos personagens também são muito carismáticos e prometem conquistar com facilidade. Fuli é uma chita confiante, muito rápida e que traz todo o seu girl power ao grupo. Beshte é um hipopótamo bonzinho e o mais forte do reino. Ono é uma garça inteligente e de visão apurada. Kion, o protagonista, é bem parecido com Simba: destemido, descolado e muito curioso. Agora, quem vai roubar seu coração é o fofo Bunga, ratel adotado por Timão e Pumba, que é o melhor amigo de Kion. Valente e engraçado, Bunga é o dono de uma das músicas mais cativantes da trilha sonora, a dançante Zuka Zama, que ocupa o posto de nova Hakuna Matata.
Aliás, se a trilha sonora era uma das coisas mais impressionantes de O Rei Leão, ganhando até dois prêmios Oscar, todas as músicas de A Guarda do Leão seguem o alto padrão estabelecido. Você vai ficar com elas na cabeça, pode acreditar.
UM TOQUE BRASILEIRO
O R7 esteve no lançamento de Um Novo Rugido, especial de 44 minutos que apresenta o desenho e que conta com a participação do grupo Os Meninos do Morumbi nas músicas de abertura e encerramento.
O maestro Flavio Pimenta revelou ao R7 se teve medo de trabalhar com a continuação de algo tão amado quanto O Rei Leão.
— É um desafio, mas também é algo muito divertido de fazer. A gente não tem essa preocupação com a crítica, a gente faz para se sentir bem e espera a empatia do público. Nós tivemos muita liberdade, a Disney foi muito bacana com a gente, mas o desafio é fazer algo que não saia do contexto, que respeite a harmonia da música.

E tem um toque brasileiro na trilha, sim.
— Em uma das canções, a gente botou o sabor do nordeste, eu mandei colocar uma zabumba. O Meninos do Morumbi é musicalmente muito eclético. Já fizemos música clássica no norte da Fraça, já tocamos com o Buena Vista Social Club, com a Marching Band de Notre Dame, já tocamos no Brasil com a Sandra de Sá, com o Maná, com o Stomp. A música não tem fronteiras. Esse é o grande barato do Brasil, nosso povo, nossa cultura é um mix de raças, de sabores muito grandes. Os Meninos são exatamente isso. Chamou? A gente vai se adaptando ao que tem que ser feito.
Zootopia tem várias referências escondidas a outros filmes da Disney
O maestro finaliza falando da alegria de todos que participaram de um projeto da Disney.
— Eu me incluo nisso, somos todos fãs da Disney. Eu tenho filho pequeno agora, então eu conheço todos os filmes, levo no cinema. Eu queria trabalhar só com isso agora [risos]. É um privilégio.
Além do episódio especial de 44 minutos, A Guarda do Leão deve contar com 24 episódios em sua primeira temporada.
Veja também:
Capitão América: Guerra Civil é a definição exata de um filme de heróis perfeito
Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser