Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Novo filme de Angelina Jolie é acusado de racismo

Japoneses dizem que Invencível, dirigido pela atriz, distorce fatos e fala mal do país

Pop|Do R7

Angelina Jolie é a diretora de Invencível; o ator Jack O'Connell vive o protagonista do filme
Angelina Jolie é a diretora de Invencível; o ator Jack O'Connell vive o protagonista do filme

Angelina Jolie foi elogiada por seu trabalho como diretora do filme Invencível, que conta a história de um atleta americano que é feito prisioneiro pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Alguns profissionais de cinema chegaram a falar de possíveis indicações ao Oscar para a produção, que tem roteiro dos irmãos Coen, do premiado Onde os Fracos Não Tem Vez.

No entanto, uma polêmica pode atrapalhar o sucesso do filme. No Japão, grupos conservadores estão acusando o longa de ser racista e de depreciar a imagem do país.

Segundo o jornal Daily Telegraph, esses grupos dizem que a história distorce fatos. Hiromichi Moteki, secretário-geral do grupo nacionalista Sociedade pela Difusão dos Fatos Históricos, falou ao jornal.


— É pura invenção. Não há checagem, então qualquer pessoa pode fazer essas denúncias. Esse filme não tem credibilidade e é imoral.

24 anos depois, elenco de Um Tira no Jardim de Infância está bem diferente


De Claudia Raia a Meryl Streep! Veja quais atrizes poderiam fazer sucesso também como cantoras

Um dos grandes pontos de discussão são as cenas de tortura ao atleta americano Louis Zamperini, protagonista do filme. Ele serve o exército americano e sofre um acidente de avião durante a guerra, caindo no oceano. Louis fica 47 dias em um bote, Aaté que é resgatado pelos japoneses e feito como prisioneiro. A trama é baseada no livro Invencível - Uma História de Sobrevivência, Resistência e Redenção, de Laura Hillenbrand, que também relata episódios de abusos por parte dos japoneses aos seus reféns.


Um site japonês já recolheu oito mil assinaturas para impedir que o filme seja exibido no país. Alguns mais radicais pedem até que Jolie nunca mais possa entrar no Japão. 

Em contrapartida, estudiosos afirmam que os japoneses que estão reclamando precisam encarar o passado e reconhecer o que foi feito. Mindy Kotler, diretora do centro de pesquisas Asia Policy Point, falou ao Daily Telegraph que existem documentos que comprovam as torturas e abusos com prisioneiros de guerra.

— É ultrajante e repreensível negar o que aconteceu a Louis Zamperini.

Invencível deve chegar aos cinemas brasileiros em 15 de janeiro de 2015.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.