Cena de USS Indianápolis: Homens de Coragem
DivulgaçãoO produtor Frederico Lapenda, que há quase 30 anos mora em Los Angeles, acaba de lançar seu segundo longa estrelado por Nicolas Cage.
USS Indianápolis: Homens de Coragem leva às telonas a história do navio que levou partes da primeira bomba nuclear de Hiroshima para as Filipinas e, em julho de 1945, na volta para casa, foi atacado por um torpedo japonês enviado pelo Comandante Hashimoto.
Frederico Lapenda
Divulgação
Na trama, dos 1.196 homens que estavam a bordo, cerca de 300 morreram no ataque inicial. O restante da tripulação ficou à deriva nas águas do Pacífico, sem barcos ou coletes salva-vidas, até serem resgatado após quatro dias.
Devido ao protocolo da Marinha Americana quanto às missões secretas, a embarcação não foi reportada como "atrasado" e o resgate só chegou após sobreviventes serem vistos pelo piloto e tenente Wilber (Chuck) Gwinn e co-piloto tenente Warren Colwell, em um vôo de patrulha rotineiro. Mais da metade dos sobreviventes em água sofreram ataques de tubarões.
As filmagens não utilizaram tanques de água, sendo tudo feito em um perímetro de quase cinco quilômetros em alto mar no Golfo do México. Para as cenas com tubarões, foi usado um robô animado, com diária estimada em cerca de US$20 mil. O filme, escrito por Richard Rionda e Cam Cannon, e dirigido por Mario Van Pebles, teve um orçamento de R$ 80 milhões.
Animação de Marcelo de Moura é indicada ao Emmy Kids Internacional: "Foi uma novidade muito boa"
Familiares dos sobreviventes e falecidos no ataque chegaram a procurar a produção do filme para agradecer o feito e a homenagem. Lapenda falou sobre o agradecimento.
— Esse filme tinha que ser feito. Esses homens sacrificaram suas vidas e suas ações de coragem levou ao final da guerra e mudou o curso da historia.
No primeiro semestre de 2016, o produtor anunciou parceria com Stan Lee para o primeiro Graphic Novel do escritor e empresário com heróis brasileiros, intitulado Amazônia — Os Guardiões da Verdade.
Assista ao trailer de USS Indianápolis: Homens de Coragem!