Rafael Cardoso e Leandra Leal protagonizam o misterioso O Rastro: "Faltam filmes de terror no Brasil"
Atores e equipe do filme participaram da Comic Con Experience
Pop|Felipe Gladiador, do R7

O mercado de filmes de terror no Brasil está crescendo e a nova adição ao gênero, que promete revolucionar, é O Rastro, do diretor J.C. Feyer.
A equipe do filme conversou com os jornalistas na Comic Con Experience 2016, em São Paulo, nesta sexta-feira (2).
A atriz Leandra Leal, uma das protagonistas, opinou que não acredita que o gênero de terror sofra preconceito no Brasil, mas que o problema é que mais produções do tipo precisam ser realizadas e apresentadas ao público.
— Acho que a melhor forma de lançar um filme como esse é fazer uma coisa de qualidade. Precisam ser feitos mais filmes de terror no Brasil. Falta cinema físico, faltam salas de cinema. A gente tem muitas cidades sem cinema e eu acho que falta isso: acesso.
O diretor J.C. Feyer revelou que se preocupou em fazer um filme de padrão internacional, mas bem brasileiro.
— A gente teve um cuidado de estudar o gênero, ver o que é feito lá fora, na Europa, nos EUA. A gente tentou se apropriar, exatamente, da brasilidade. A gente escreveu cinco filmes diferentes até a gente ter o nosso filme. O primeiro filme tinha cara de filme americano, aí a gente falou: "Não, espera aí! A gente está no Brasil, se a gente quer fazer um filme relevante, vamos fazer usando os nossos elementos". Geralmente quando você fala de algo tropical, você pensa em um filme quente, com tons mais amarelados. A gente teve um trabalho de fugir desse look brasileiro "quentinho". É um filme frio, com tons mais azulados e acinzentados. A gente se apropriou de um tropicalismo de metrópole. Mostramos um Rio de Janeiro mais urbano, não o Rio cartão postal.
O trailer, que só será lançado oficialmente para o público geral na próxima semana, foi apresentado com exclusividade para jornalistas e fãs na Comic Con. Intenso e sem revelar muito da história, o vídeo agradou. O produtor André Pereira falou do planejamento para o lançamento.
— O impacto foi pensado para a distribuição do filme. A gente precisa mudar essa referencia do que é um filme de terror nacional.
A produtora Malu Miranda também opinou sobre a polêmica
— O brasileiro aceita bem filmes de gênero como terror, mas a gente tem que vencer essa barreira ao lançar filmes brasileiros ou "de arte" como o caso de A Bruxa, que surpreendeu e foi muito bem por aqui.
Na trama, envolta em muitos mistérios, Rafael Cardoso vive João, responsável por transferir os últimos pacientes de um hospital que está sendo desativado. Ele é casado com a personagem de Leandra Leal, que está grávida do primeiro filho deles. Coisas estranhas começam a acontecer no hospital, deixando João assustado. Gravado em um hospital que estava sendo desativado de verdade, no Rio de Janeiro, o filme ganha uma dose extra de realidade. Rafael contou da experiência.
— Quase nenhuma produção de arte conseguiria replicar aquilo. Chegamos no hospital e ele já estava caindo aos pedeços. Havia montes de cocô de morcego e morcegos voando.
O produtor André Pereira também falou da locação.
— Quando a gente entrou no hospital foi incrível. A gente estava numa ala do hospital que estava desativada há 15 anos. Tivemos que fazer uma limpeza geral e fizeram uma reforma de contenção, porque o teto tinha caído. Tinha uma sala cheia de pombos.
O mistério sobre o filme é tanto que nem os atores podiam falar muito. Leandra Leal respondeu ao R7 sobre todo esse segredo.
— Nem a gente viu o filme ainda [risos] Eu imagino que esse filme mude muito com os efeitos. A gente gravou várias cenas que a gente sabia o que estava acontecendo, mas a gente só sentia, não via. Esse é um filme que foi feito com extrema qualidade. Acho que é um terror psicológico-politico brasileiro. Acho que o legal dos filmes de terror é que você pode sentir coisas que na vida real são ruins com uma certa proteção. Eu amo assistir filme de terror de tarde.
Por estarem no maior evento de cultura pop da América Latina, Rafael e Leandra responderam quais heróis gostariam de interpretar. Ele foi categórico e disse que o Homem-Aranha. Já Leandra é fã de Game of Thrones.
— Todo o mundo sabe que eu seria a Daenerys. Inclusive eu tô p*** que não vim com a minha fantasia [risos] Eu tenho a fantasia com os dragões e tudo.
O Rastro estreia em março de 2017.
Leia também:
Mariana Bridi publica foto pós-treino com Rafael Cardoso no dia do aniversário do marido
Leandra Leal mostra foto no colo de Fidel Castro
Leandra Leal está explorando seu lado mais sensual no seriado Justiça, da Globo. A atriz secou o corpo e tem mostrado a barriga sarada nas redes sociais. Confira as fotos!
Leandra Leal está explorando seu lado mais sensual no seriado Justiça, da Globo. A atriz secou o corpo e tem mostrado a barriga sarada nas redes sociais. Confira as fotos!