Roma homenageia Anita Ekberg, Musa de Fellini, com cartaz na Fontana Di Trevi
Atriz morreu no último dia 11, aos 83 anos
Pop|Do R7

Roma homenageou nesta terça-feira a atriz sueca Anita Ekberg, musa do diretor Federico Fellini, morta no último dia 11 de janeiro aos 83 anos, com um grande cartaz na Fonte di Trevi, lugar onde a loira tomou o inesquecível banho de A Dolce Vita (1960).
Uma imagem de grandes dimensões com a frase "Ciao, Anita" ("Adeus, Anita"), pendurada dos andaimes que cobrem a Fontana di Trevi, está atualmente em restauração. A homenagem da prefeitura de Roma à musa é uma enorme fotografia que mostra Anita sentada na beira da colossal fonte romana, com os longos cabelos loiros caindo sobre um de seus ombros e usando o vestido negro da cena do filme de Fellini.
A imagem, cedida pela Cinemateca de Bolonha - Reporters Associati foi tirada durante "uma pausa nas filmagens de A Dolce Vita'", apontou Marinelli. Nascida na cidade sueca de Malmo em 29 de setembro de 1931, Kerstin Anita Marianne Ekberg - seu nome real - passou para a história do cinema por sua interpretação de Silvia em A Dolce Vita, considerada uma das obras-primas do neo-realismo italiano e do cinema mundial. Uma das cenas mais memoráveis do cinema é a que aparece dentro d'agua na fonte convidando Marcello (Marcello Mastroianni) a entrar com ela dizendo "Marcello come here" (Marcello vem aqui).