"Tenet" testa apetite de público dos EUA por cinema apesar do coronavírus

FILME-TENET-EUA:"Tenet" testa apetite de público dos EUA por cinema apesar do coronavírus

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - O thriller "Tenet", de Christopher Nolan, finalmente chegará aos cinemas dos Estados Unidos neste fim de semana, na esperança de reviver o mercado após o fechamento das salas provocado pela pandemia e uma escassez de novos conteúdos.

Hollywood deu um suspiro de alívio na semana passada, quando "Tenet" arrecadou 53,6 milhões de dólares na Europa e em outros mercados, sugerindo que o público está ávido por novos conteúdos e preparado para cumprir as medidas de distanciamento social e uso de máscaras para voltar a acompanhar produções na tela grande.

Agora, a indústria está esperando para ver se os norte-americanos estão igualmente interessados. O filme da Warner Bros, estrelado por John David Washington e com custo de produção de 200 milhões de dólares, será o primeiro lançamento de grande orçamento de um estúdio de Hollywood desde que o coronavírus fechou os cinemas em março.

A longa espera "elevou este filme ao status de muito importante simbólica, cultural e financeiramente. Ele representa um ponto de inflexão para o setor cinematográfico, que ficou paralisado por cinco meses", disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore.

Embora os cinemas de Nova York e Los Angeles --os maiores mercados do país-- permaneçam fechados, mais da metade dos cinemas do país deverão ser abertos, embora a capacidade seja limitada a 50%.

A AMC Entertainment, a maior rede de cinemas dos EUA, disse que estava abrindo mais 140 locações neste fim de semana, colocando 70% de seus cinemas de volta em operação.

A China, que está desafiando os Estados Unidos como o maior mercado cinematográfico do mundo, também está lançando "Tenet" neste fim de semana. É o primeiro lançamento de um novo título de Hollywood importante no país asiático desde janeiro.

Dergarabedian disse que as expectativas de bilheteria nos EUA para o fim de semana de estreia de "Tenet" oscilam entre 15 milhões e 30 milhões de dólares, mas o filme não será julgado nos primeiros dias.

"Sabemos que estamos correndo uma maratona, não um sprint, e esperamos uma longa jogabilidade para este filme", disse Toby Emmerich, presidente do Warner Bros. Pictures Group, em um comunicado saudando os resultados da semana passada.

"Tenet" tem pouca competição. O filme de beisebol "42 - A História de uma Lenda" está tendo um relançamento limitado como um tributo ao astro Chadwick Boseman, que morreu na semana passada, mas o thriller de Russel Crowe "Fúria Incontrolável", o filme para jovens adultos "Os Novos Mutantes" e a comédia "Bill & Ted: Encare a Música" foram lançados no final de agosto.

Não será até outubro que o público terá um novo filme de super-heróis, com "Mulher-Maravilha 1984".