Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Roteirista indicado ao Oscar por ‘Foi Apenas um Acidente’ é preso no Irã

Mehdi Mahmoudian foi detido após coassinar uma carta em crítica ações do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei

Cinema|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Mehdi Mahmoudian, roteirista de 'Foi Apenas um Acidente', foi preso no Irã após assinar uma carta crítica ao aiatolá Ali Khamenei.
  • O filme disputa duas categorias no Oscar 2026 e é dirigido por Jafar Panahi, que também está entre os signatários da carta.
  • A carta denuncia a brutalidade do governo iraniano em meio a protestos, afirmando que as ações do regime constituem crimes contra a humanidade.
  • Panahi expressou apoio a Mahmoudian, ressaltando sua importância como ativista dos direitos humanos e como testemunha das opressões no país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cineastas como Mahmoudian são alvos constantes do regime iraniano após críticas Reprodução/X @nargesfnd

Mehdi Mahmoudian, um dos roteiristas do filme Foi Apenas um Acidente, que disputa duas categorias no Oscar 2026, foi preso em Teerã, no Irã, no sábado (31). Ele foi detido ao lado de outros dois signatários de uma carta que critica ações do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Mahmoudian escreveu o roteiro de Foi Apenas um Acidente junto com o diretor do filme, Jafar Panahi, e de Nader Saïvar e Shadmehr Rastin. O filme disputa o Oscar de Melhor Roteiro Original e é concorrente do brasileiro O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme Internacional.


De acordo com a revista Variety, a carta que denuncia o líder iraniano tem 17 signatários, incluindo Panahi. No ano passado, o cineasta foi condenado a um ano de prisão no Irã por “atividades de propaganda” contra o Estado. Ele e seus colegas denunciam a brutalidade do governo em meio a uma onda de protestos contra os líderes religiosos do país.

“O assassinato em massa e sistemático de cidadãos que corajosamente saíram às ruas para pôr fim a um regime ilegítimo constitui um crime organizado de Estado contra a humanidade. O uso de munição real contra civis, o assassinato de dezenas de milhares, a prisão e perseguição de outras dezenas de milhares, o ataque a feridos, a obstrução de cuidados médicos e o assassinato de manifestantes feridos equivalem a nada menos do que um ataque à segurança nacional do Irã e uma traição ao país” diz parte da carta.


Leia mais

Panahi, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2025 por Foi Apenas um Acidente, divulgou um comunicado em apoio ao colega. Contou que conheceu Mahmoudian quando ambos eram presos políticos e, por isso, pediu que ele o ajudasse a “refinar” o diálogo de seu filme.

“Mehdi Mahmoudian não é apenas um ativista dos direitos humanos e um prisioneiro de consciência; ele é uma testemunha, um ouvinte e uma presença moral rara — uma presença cuja ausência é imediatamente sentida, tanto dentro das paredes da prisão quanto fora delas”, escreveu o diretor.


Foi Apenas um Acidente acompanha quatro ex-condenados pelo regime iraniano que pensam haver identificado em um homem o seu antigo torturador. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Search Box

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.