Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Streaming perde terreno e assinantes também pelos erros cometidos

Flavio Ricco|Do R7

Silvio de Abreu coordena toda a criação de textos da HBO Max
Silvio de Abreu coordena toda a criação de textos da HBO Max Silvio de Abreu coordena toda a criação de textos da HBO Max

Há bem pouco tempo, em O Estado de S. Paulo, com muito trato, Marcelo Rubens Paiva decidiu romper o estranho mundo do streaming no Brasil. O dos chamados “pareceristas”. E isso ao que diz respeito às mais diferentes plataformas.

Na ponta do lápis, hoje, apenas a HBO Max, na figura de Silvio de Abreu, tem alguém, com absoluta capacidade, para decidir e orientar o que deve ser feito.

Nas demais, e por aí se incluem Globoplay, Netflix, Amazon e companhia bela, nada acontece com a mesma transparência. Ou competência.

A grande maioria dos projetos apresentados é recusada sem explicações ou até com explicações, as mais desiquilibradas, inúteis e claramente desprovidas de um maior conhecimento.

Publicidade

Entre autores novos e os mais rodados estão todos sem entender coisa nenhuma e, o que é pior, sem saber com quem estão tratando ou devem recorrer. Não há identificação alguma, e ninguém assina nada.

Quem são essas pessoas, os “pareceristas”, que falam em “insipiência”, “formatação mais adequada ao ambiente do streaming”, “mais bem calibrada”, “pontos de virada mais contundentes”, “arco narrativo” e outras asneiras que tais?

Publicidade

Tudo jogando contra o audiovisual brasileiro.

O que o streaming brasileiro apresentou de mais competitivo nos últimos tempos? Praticamente nada. E pouco vai mudar enquanto persistir essa barreira, que é de uma total incapacidade, julgando o que chega às suas mãos. 

Publicidade

Fora o tempo

Faça você mesmo o teste: apresente um projeto em qualquer uma dessas plataformas.

No mínimo, terá que esperar um ano ou mais um pouco para receber alguma resposta. Resposta à altura dos exemplos citados acima.

Significado

Pareceristas são pessoas contratadas por essas plataformas para analisar os projetos apresentados.

Pessoas nem sempre qualificadas para exercer tal função, daí os descalabros cometidos e o atraso na produção brasileira. Vários autores consagrados e capacitados são vítimas disso.

Simples consequência

As ações da Netflix, como nesses últimos dias se divulgou, caíram mais de 20% depois de a empresa confessar uma queda no número de assinantes.

Se não existir, por parte de Netflix e todas as outras, interesse e cuidado em realizar novos trabalhos, isso poderá ficar ainda pior.

Por outra

Alguém sabe dizer o que foi feito da série sobre a Ângela Maria que a Globo tinha pretensões de produzir?

Parece que caiu no esquecimento. Uma pena. Além da excelente artista que foi, sua história de vida vale ser conhecida por todos.

Daniel Blanco no capítulo especial de 'Reis'
Daniel Blanco no capítulo especial de 'Reis' Daniel Blanco no capítulo especial de 'Reis'

Capítulo especial

Nesta sexta-feira, a série “Reis”, em exibição na Record, terá um capítulo especial com a batalha final entre israelitas e filisteus.

Promessa de grandes efeitos visuais.

Na fila

“Fuzuê”, título provisório, mas com chance de virar definitivo, é a novela de Gustavo Reiz já confirmada na fila das 19h na Globo.

Elenco sendo escalado.

Nada ainda 

Só a partir de agora serão decididas quais outras atrações serão levadas ao ar, ao longo deste ano, na sequência do “Faustão na Band”.

Depois do “1001 Perguntas” em cartaz, entrará nova temporada do “MasterChef”. E, por enquanto, só.

De volta

No SBT cresce, agora, a expectativa sobre a volta do dono, Silvio Santos, ao trabalho, após seu retorno ao Brasi, na manhã de ontem.

E, como sempre acontece, há também todo um suspense em relação ao que ele trouxe dentro da mala.

Palpite só

O resultado oficial ainda não é conhecido, mas muitos perguntam quem a coluna indica como favoritos para levar a Libertadores e a Sul-Americana, período 2023-2026. Licitação encerrada na quarta-feira.

Repito, só palpite: Globo e Disney.

Espera um pouco

Fazer festa para comemorar 40 anos de rock no Brasil é negar toda uma história anterior, inclusive realizada em tempos muito mais difíceis.

É desprezar, simplesmente ignorar, boa parte do que Rita Lee, Erasmo Carlos e tantos outros fizeram antes. Lamentável.

Vai indo

Estão praticamente concluídas as negociações entre o Grupo Newco e a Bloomberg para o lançamento de um canal de economia brasileiro.

Inclusive com possibilidades de entrar no ar quase que imediatamente.

Olhando na frente

Johnny Saad, que já é um dos sócios da Band, está caminhando a passos largos rumo à montagem de outro forte grupo de TV.

Além dos canais que já possui, a Newco terá esse de economia e um de notícias. Segundo se informa, entre outros.

Suzana Pires em 'A Magia de Aruna'
Suzana Pires em 'A Magia de Aruna' Suzana Pires em 'A Magia de Aruna'

Vilã

Em “A Magia de Aruna”, nova série do Disney+ com estreia em 2023, Suzana Pires será Bruma, descrita como uma vilã poderosa e fria. “Interpretar uma vilã da Disney é uma honra única na vida de uma atriz”, declara Suzana.

O elenco também reúne Jamilly Mariano, Cleo, Erika Januza e Giovanna Ewbank.

PT  2

O PT, Partido dos Trabalhadores, está aí faz tempo, mas o “Partido do Tutinha” pode ser a novidade das próximas eleições.

Vários contratados da Jovem Pan devem sair candidatos. O ex-ministro Ricardo Salles já é certo; Adrilles Jorge está pensando; e Roberto Motta, do Rio, também tem interesse.

E aí?

Alguns programas temáticos que a GloboNews tinha antes da pandemia não voltaram mais.

Caso do “Arquivo N”, “Fatos e Versões”, “Globo News Literatura”, “Pelo Mundo”, “Mundo SA” e “Conta Corrente”. Será que não mais?

Grade

O SBT exibe no dia 6, às 23h, o especial “Nossas Mães”, que marca a estreia de Carla Vilhena.

Já no dia 7, às 18h30, entrará “A Pracinha”, com Marcelo de Nóbrega.

Felipe Titto agora fixo no 'Shark Tank Brasil'
Felipe Titto agora fixo no 'Shark Tank Brasil' Felipe Titto agora fixo no 'Shark Tank Brasil'

Fixo

O ator e empresário Felipe Titto passa a integrar o elenco regular da 7ª temporada do “Shark Tank Brasil”, no Sony Channel.

Titto, que na edição passada estreou no programa como Shark convidado em um episódio especial, agora se une ao time de investidores fixos: João Appolinário, Caito Maia, Carol Paiffer e José Carlos Semenzato.

Bate – Rebate

• Toquinho será homenageado no “Programa Raul Gil”, neste sábado, no SBT. Emoção.

• Já começaram as leituras de texto do filme “Nosso Lar 2”...

• ... Em seu elenco, entre outros, Edson Celulari, Vanessa Gerbelli e Fernanda Rodrigues...

• ... Othon Bastos fará uma participação especial.

• Discovery + anuncia, para 20 de maio, o lançamento de “Herdeiros do Esporte”, com seis episódios de 60 minutos...

• ... Evander Holyfield e seus filhos são alguns dos personagens.

• SBT terá uma terça-feira, a próxima, recheada de bom futebol, começando com Manchester City e Real Madrid, o primeiro jogo da semifinal da Champions League...

• .. E, à noite, 21h30, Corinthians e Boca Juniors, pela Libertadores.

• Fabiana Karla deixou a Globo, mas está confirmada no elenco do programa “Central de Bicos”, do Multishow.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.