Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

R7 lança primeira série documental para Reels no Facebook e Instagram

'Jardim Pantanal - Vidas Alagadas' retrata o drama das pessoas que vivem com o medo constante de perder tudo em uma tempestade

|Do R7

Reginaldo dos Santos é presidente da associação dos moradores e um dos entrevistados
Reginaldo dos Santos é presidente da associação dos moradores e um dos entrevistados Reginaldo dos Santos é presidente da associação dos moradores e um dos entrevistados

O R7.com lança nesta quinta-feira (8) a primeira série documental para Reels do Brasil. Jardim Pantanal - Vidas Alagadas é um projeto que conta histórias de pessoas que lidam com o drama das constantes inundações no bairro Jardim Pantanal, localizado na zona leste de São Paulo. A produção será dividida em sete episódios e publicada todas as quintas-feiras exclusivamente no Facebook e Instagram do R7.com.

A série abre espaço para os moradores contarem os desafios que enfrentam na comunidade e revelarem como é viver com o medo constante de perder tudo em uma tempestade. Eles ainda expressam quais são os seus maiores sonhos e o que esperam das autoridades públicas. Há quase 30 anos, o local próximo às margens do Rio Tietê vive uma rotina de enchentes, que se intensificam ainda mais na temporada de chuvas.

A moradora Ivaneidi Santos relata as dificuldades de sair para trabalhar
A moradora Ivaneidi Santos relata as dificuldades de sair para trabalhar A moradora Ivaneidi Santos relata as dificuldades de sair para trabalhar

Procurada, a Prefeitura de São Paulo informou que faz obras na região para evitar alagamentos e riscos de deslizamentos das margens, em benefício à população que vive nos imóveis localizados no entorno do canal. 

Veja na íntegra o que diz a nota:

Publicidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura São Miguel Paulista, já executou a construção de 400 metros de muro de contenção das margens do Córrego Lajeado, entre a Travessa Tomás Liberti e a Rua Cordão de São Francisco. A última fase da obra está em andamento e deve ser finalizada até o fim do ano.

A Rua Tietê faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA), está situada na várzea do Rio Tietê, necessitando de estruturas de macrodrenagem, uma vez que o escoamento das águas da chuva ocorre de forma superficial. Para o local, está em fase de elaboração um projeto executivo de macrodrenagem, a fim de solucionar as ocorrências de alagamento e falta de escoamento das águas pluviais de forma definitiva.

Publicidade

As obras fazem parte do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), para evitar alagamentos e riscos de deslizamentos das margens, em benefício à população que vive nos imóveis localizados no entorno do canal.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que finalizou a recomposição das margens do Córrego Lajeado em 5 trechos distintos. Os trechos se estendem da Rua Ipê Roxo até a Rua Paratinga; Rua Eurides Fernandes do Nascimento até Rua Monte Camberela; Rua Rio Ararangá até Rua Rio Upitanga; Av. Barão Luis de Arariba, entre as ruas Eng. Bardot e pontal do Rio Pardo; e entre os números 101 e 324 na Rua Rio Alvarenga.

Publicidade

A SIURB também trabalha no planejamento das obras de microdrenagem, pavimentação e macrodrenagem da região do Jardim Pantanal (área de várzea do Rio Tietê). As intervenções irão melhorar o escoamento das águas do bairro, além de impedir que a água do Rio Tietê chegue até as casas em períodos de cheia, e solucionar as ocorrências de alagamento e falta de escoamento das águas pluviais de forma definitiva.

"Jardim Pantanal - Vidas Alagadas" é uma produção inédita da equipe de transmídia do R7.com. Toda quinta-feira, no Facebook e Instagram do R7.com, tem um episódio novo com um relato diferente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.