De sorvete de neve a salgadinho gigante: chef influencer faz sucesso na web com receitas inusitadas
Ele encontrou o tempero certo para aumentar os seguidores e bombar nas redes sociais
R7 Receitas|Jeff Souza, do R7

A alta gastronomia é, claramente, o forte do chef de cozinha Helton Oliveira. Ele já é conhecido por ensinar algumas receitas gourmet, como polvo ao molho de tamarindo, picanha com maracujá ao famoso ragu de cogumelos, pratos pouco tradicionais na mesa do brasileiro no dia a dia... O segredo para conquistar a internet foi criar as famosas "receitas inusitadas". Helton nem precisou trocar as panelas, apostou em alguns ingredientes curiosos e isso fez o perfil do jovem viralizar no TikTok.
Já imaginou comer sorvete de neve? Acredite, ele fez, compartilhou a receita e dividiu opiniões. Nem todo mundo diz ter coragem para experimentar. Helton, teve. Foi durante uma viagem para Ushuaia, na Argentina. Ele corre pelas montanhas de gelo ao ver a neve pela primeira vez. Faz um buraco, com a própria mão, e tira do fundo a neve fresquinha que vai servir de ingrediente. Helton mistura leite condensado, corante e mexe tudo num pote que levou para preparar a sobremesa. Em poucos minutos... "Voilà": um sorvete, feito de neve de verdade.
Será que ficou bom? Bem, a aparência é a de um sorvete mesmo, mas e o gosto? No vídeo, Helton aparece provando. Gosta do sabor. E segue comendo.
"O gosto ficou exatamente igual ao de um sorvete tradicional de leite condensado", garante o chef de cozinha.
A publicação já tem mais de 1 milhão e 500 mil visualizações nas redes sociais.
Depois do sucesso do sorvete, Helton seguiu inventando receitas diferentes. Agora, foi a vez do salgadinho gigante. Você certamente já experimentou aquelas pequenas tortilhas a lá mexicana em formato de triângulos. O salgadinho, que já é famoso nos supermercados, pesa tradicionalmente 1 grama em cada pedacinho. Mas o chef quis arriscar uma versão bem maior — um único salgadinho pesando mais de 300 gramas.
"Uma galera jovem me acompanha e todo mundo gosta. Foi mais por curiosidade, me desafiar e fazer um salgadinho diferente. O sabor não fica igual, mas é uma proposta interessante. Dá pra fazer um jantar mexicano e oferecer para os convidados", explica Helton.
Helton tem só 22 anos. Começou a cozinhar aos 9 sob a influência da cozinha baiana e mineira — baiana por parte da avó, mineira por parte do avô. Ainda muito criança aprendeu a preparar sopas. Depois, mais seguro, passou para as pizzas. E aí, ninguém mais segurou o menino.
"Eu cozinhava com a minha avó moqueca, frango caipira, e levava para os meus pais experimentarem", contou o jovem chef de cozinha.
A paixão de criança virou um projeto sério. Helton hoje é personal gastronômico. Prepara pratos em casas e eventos fechados.
Helton ainda não decidiu qual a próxima receita que vai preparar mas sabe que os vídeos com essas misturas diferentes já caíram no gosto de quem o acompanha.
E você? Teria coragem de experimentar?















