Descubra como fazer o melhor acarajé com esta baiana arretada
Iguaria da cozinheira de Imbassaí é daquelas que formam filas para provar
R7 Receitas|Do R7

Não dá para ir à Bahia e não furar a dieta para saborear um acarajé quentinho, né?
O que muitos não sabem é que o quitute não nasceu no Estado de Dorival Caymmi. O acarajé é uma iguaria africana, feita na tentativa de imitar o falafel árabe durante as invasões territoriais que aconteceram entre os séculos 7 e 19.
Como não tinha grão de bico, a população africana utilizou o feijão-fradinho como base da massa. Surgiu, então, o acarajé, prato principal do café da manhã dos nigerianos.
Falando em Dorival Caymmi, ele mesmo já dizia "Todo mundo gosta de acarajé, o trabalho que dá pra fazer que é; todo mundo gosta de abará, ninguém quer saber o trabalho que dá".
Quer fazer acarajé mas não quer ter tanto trabalho? Confira essa receita ensinada especialmente pela baiana Carla Rodrigues Pulgas de Araujo, do hotel Gran Palladium Imbassaí.
No local, hóspedes formam fila para provar a delícia!
MASSA
Ingredientes
Para começar a receita, você precisa de 1 xícara de feijão-fradinho, 1 cebola pequena, 1 colher de chá de sal marinho e azeite de dendê.
Modo de preparo
Lave o feijão fradinho e deixe de molho por 8 horas em uma tigela. Após o repouso, descasque um por um e deixe-o secar em uma peneira por uma hora. Feito isso, bata os feijões em um liquidificador com a cebola e o sal até a mistura ficar com consistência pastosa.
Despeje a massa em uma tijela e bata com colher de pau. Quando a mistura atingir a consistência cremosa, forme bolinhos e os frite no azeite de dendê por 5 a 10 minutos — o ponto chega quando a casca ficar bastante crocante.

VATAPÁ
Ingredientes
1/2 kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo, 2 cebolas médias, 2 tomates, 1 caixinha de leite de coco, azeite de dendê,
cheiro verde picado, 10 pães, 2 pimentas cheirosas, sal e pimenta (malagueta ou murupi).
Modo de fazer
Refogue o camarão com 3 colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, cheiro verde e pimenta cheirosa, reserve. Enquanto isso, bata os pães no liquidificador [para cada dois pães, coloque um copo d'água].
Despeje o pão batido em uma panela e leve ao fogo. Mexa até que chegue à fervura. Coloque o restante do azeite de dendê e acrescente o camarão refogado. Adicionel sal, pimenta e leite de coco.
Pegue o bolinho, parta-o no meio com uma faca. Adicione o vatapá e camarões refogados por cima. Por cima, cubra a mistura com vinagrete, sal e pimenta a gosto.
Mais Bahia para você:
Sombra e água fresca! Descubra o paraíso de Imbassaí
Luxo na simplicidade faz de Caraíva (BA) a fuga perfeita
Praia do Forte tem maternidade e lua de mel de jubartes no Brasil