França se rende ao hambúrguer
O clássico lanche tem vendido mais que pratos tradicionais
R7 Receitas|ANSA

A alimentação na França esta dando espaço para o fast-food norte-americano e o hambúrguer atualmente é mais vendido que o tradicional "entrecôte", revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Gira Conseil.
Em 2013 as vendas de hambúrguer na França bateram recorde sobre todos os outros tipos de pratos.
Também a baguette, outra tradição que parecia imbatível, perdeu espaço, em 2013, metade dos lanches vendidos no país foram os tradicionais sanduíches norte-americanos. "São dados impressionantes, passaram da proporção de 1 para 9 em 2000 para 1 para 7 em 2007 e de 1 para 2 em 2013", explicou Bernard Boutboul, diretor do instituto.
Em dois anos o aumento dos pedidos nas mesas dos restaurantes aumentou 40%. Em 1/3 dos restaurantes onde o hambúrguer é oferecido ele passou a ser o prato mais consumido. Atualmente o mercado ainda é dominado pela rede de fast-food como o McDonald's, que na França representa o segundo mercado no mundo depois dos Estados Unidos.
Mas no ano passado, 1/4 dos 970 milhões de hambúrguer consumidos na França foram vendidos em restaurantes tradicionais, que se renderam ao lanche para poder enfrentar a competição com os fast-food que estão ganhando cada vez mais espaço no país europeu.
O sucesso deste tipo de alimentação na França é atribuído à redução da hora do almoço que passou de 1h30 para 30 minutos, mas também as inúmeras alternativas de alimentação.
Leia também:
Alex Atala quer reunir "time" para levantar culinária nacional
Padaria de São Paulo cria supercoxinha de 1 kg e lança desafio aos clientes