Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Receitas
Publicidade

Glúten e lactose são os vilões da dieta? Descubra!

Veja os mitos e verdades sobre os nutrientes

R7 Receitas|Do R7


Cortar glúten e lactose ajuda a emagrecer?
Cortar glúten e lactose ajuda a emagrecer?

A luta contra a balança é uma batalha constante na vida de algumas pessoas, portanto, quando surge algo com a promessa de ser o "milagre do emagrecimento", a animação é geral. Foi isto o que aconteceu com o glúten e com a lactose, que foram apontados como os vilões da dieta, após algumas celebridades aparecerem com corpos esbeltos e sequinhos alegando terem cortado os nutrientes de seu cardápio.

Entretanto, será que cortá-los de vez da alimentação é realmente benéfico? Ou será que eles realmente vão acelerar o processo de perda de peso? Confira, a seguir, como os nutrientes reagem em nossos corpos e tire suas dúvidas. 

Onde podem ser encontrados o glúten e a lactose?

Presente em vários alimentos que contém trigo, o glúten é uma proteina grande, formada por duas menores chamadas de gliadina e glutenina. Pães, massas, biscoitos e macarrão são alguns exemplos de produtos que contém o nutriente. Já a lactose é um tipo de carboidrato formado por uma molécula de glicose e outra de galactose e pode ser encontrado em alimentos derivados do leite como iogurtes, queijos e bebidas lácteas. 

Publicidade

Glúten e lactose realmente engordam?

Por estar presente em fontes riquíssimas em carboidrato, muitas vezes o glúten é taxado de vilão. Retirar a proteína da alimentação pode, sim, ajudar no emagrecimento, mas não pela restrição em si, mas pela diminuição no consumo de calorias provenientes do carboidrato. Portanto, se o objetivo é reduzir o peso, retirar o glúten do dia a dia não é o suficiente, mas, se a mudança estiver aliada a uma boa alimentação com alimentos saudáveis, pode dar bons resultados.

Publicidade

No caso da lactose, as coisas caminham um pouco diferente. Alimentos que contém o nutriente são de extrema importância para suprir as necessidades do organismo além não existir nenhum estudo que comprove que o consumo da lactose esteja relacionado ao ganho de peso. 

Antes de deixar de consumir qualquer alimento, é de extrema importância que seja feito um contato com um profissional especializado em nutrição para que ele possa avaliar as necessidades de seu organismo. 

Clique e descubra como pode se tornar rápido e fácil perder peso com o #R7Dieta

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.