Receita de brisket defumado do chef Rodrigo Ferreira
Rodrigo, do Emporim do Diguinho, na capital paulista, é mestre nos defumados e ensina a receita para deixar o peito bovino macio e suculento
R7 Receitas|Luciana Mastrorosa, do R7

Receita de brisket defumado
Chef Rodrigo Ferreira, do Emporim do Diguinho, de São Paulo
Ingredientes:
3,5 kg de peito bovino
Rub (mistura) de sal de parrilla com pimenta-do-reino na mesma proporção (a gosto)
Modo de preparo:
Acenda o pit (tipo de churrasqueira) ou a churrasqueira comum e deixe formar o braseiro. Na sequência, acrescente a lenha num recipiente de metal ('firebox', no caso da pit, e 'smoke box' com chips de lenha, no caso da churrasqueira comum).
Para este preparo, indica-se a lenha de macieira ou pecã. Deixe o braseiro atingir 120°C.
Passe o rub (mistura de sal e pimenta) em todos os lados da carne e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque a carne no pit ou na churrasqueira. Importante lembrar que a fumaça ideal é transparente e meio azulada, isso com certeza interfere no sabor da carne.
Mantenha no fogo, com exposição à fumaça, por 5 a 6 horas, até atingir 64°C de temperatura no interior da carne (importante usar um termômetro específico para isso).
Após esse tempo, enrole o brisket em papel-alumínio e volte a peça para o pit ou a churrasqueira. Neste momento, não precisa utilizar mais a lenha para defumar, porque agora só precisa de fornecimento de calor. Deixe mais 4 horas. É esse processo que vai deixar a carne macia.
Depois desse período, retire o brisket da churrasqueira e deixe descansar por cerca de 20 minutos, para que os sucos da carne se redistribuam na peça. Já está pronto! Só fatiar e servir com os acompanhamentos que preferir.
Aprenda mais sobre a técnica da fumação e veja outras receitas aqui.