Produções inspiradas em best sellers dão a cara do cinema em 2013
Para 2014, novos filmes baseados em livros prometem ser sucesso de bilheteria
Retrospectiva 2013|Do R7
A literatura andou lado a lado com o cinema em 2013. Boa parte dos sucessos de bilheteria que chegaram às telonas ao longo do ano veio das prateleiras das livrarias.
O Grande Gatsby, megaprodução com Leonardo DiCaprio, veio das páginas de F. Scott Fitzgerald, lançadas em 1945. Jack Reacher — O Último Tiro, foi baseado na obra de Lee Child. Lincoln, Carrie: A Estranha, Os Miseráveis, Percy Jackson, Capitão Phillips e O Hobbit são alguns dos títulos que já faziam sucesso na literatura.
A prática não é nova muito menos está perto de acabar. Na década de 1960, Walt Disney fez de tudo para conseguir adaptar a trama de Mary Poppins, de P. L. Travers, para os cinemas. Aliás, o esforço do empresário também vai virar filme em 2014.
Diretores novatos nas telonas brilham nos cinemas
Para os produtores, transformar um livro em filme é a oportunidade de pegar uma história já testada e, mais ainda, consagrada pelo público e permitir que ela chegue a um número maior de pessoas.
Vale lembrar que a milionária série Harry Potter impulsionou a venda dos livros de J.K. Rowling, assim como a saga literária levou muita gente aos cinemas. O mesmo vale para o bem-sucedido Senhor dos Anéis.
Para 2014, novas adaptações chegarão às telonas com expectativa alta. O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, que fecha a trilogia inspirada no livro de J.R.R. Tolkien, e o adolescente A Culpa É das Estrelas, são algumas das promessas de sucesso de Hollywood. É bilheteria garantida!