Agência de saúde dos EUA aprova primeiro tratamento oral para gatos com diabetes melito
Medicamento melhora o controle glicêmico e poderá ser usado por felinos que não tenham tido contato com insulina
RPet|Do R7

A FDA (Food and Drug Administration), a agência de saúde dos Estados Unidos, aprovou nesta quinta-feira (8) um remédio da Elanco Animal Health Inc para gatos com um tipo de diabetes. Trata-se do primeiro medicamento oral a ser aprovado para a doença em animais.
O Bexacat ajuda a melhorar o controle glicêmico em gatos saudáveis com diabetes melito não tratados previamente com insulina.
A empresa de saúde animal espera que o medicamento esteja disponível a veterinários dos EUA no primeiro trimestre de 2023, disse Michael Breer, diretor sênior da Elanco para veterinários de consultoria em saúde de animais de estimação nos EUA, em um e-mail.
Estima-se que, apenas nos Estados Unidos, haja 600 mil gatos diagnosticados com diabetes, e pesquisas mostram que quase 125 mil deles não são tratados devido à complexidade das opções atuais, disse Breer.
Gatos com diabetes melito geralmente requerem terapia vitalícia e são tradicionalmente tratados com uma combinação de insulina e dieta adequada. Sem o tratamento adequado, os gatos com a doença apresentam sintomas como aumento da sede e da produção de urina, perda de peso e aumento do apetite.
O Bexacat vem com um aviso em caixa sobre a necessidade crítica de seleção apropriada de pacientes e o potencial para certas reações adversas, como a cetoacidose, um problema potencialmente fatal que faz com que o corpo comece a quebrar a gordura em um ritmo muito rápido.
Todos os gatos que receberem Bexacat deverão fazer exames de sangue em intervalos regulares após o início do tratamento, para ajudar a mitigar possíveis preocupações de segurança do medicamento, disse o regulador de saúde.
Saiba quais são os sete cuidados essenciais para a saúde dos gatos
Tem um gato em casa? Além de manter as consultas com um médico-veterinário em dia, saiba quais são os sete cuidados essenciais para manter a saúde dos felinos em dia:
Tem um gato em casa? Além de manter as consultas com um médico-veterinário em dia, saiba quais são os sete cuidados essenciais para manter a saúde dos felinos em dia: