Bioluminescência: conheça o fenômeno que permite que os vaga-lumes brilhem
Especialistas contam que esses insetos usam essa luz com alguns objetivos específicos de sobrevivência e reprodução
RPet|André Barbeiro*, do R7
Os vaga-lumes são insetos popularmente conhecidos por emitirem luz, o que encanta e intriga o mundo há anos, principalmente depois de suas frequentes aparições em filmes e desenhos. Para explicar o porquê dos vaga-lumes conseguirem realizar esse fenômeno, o RPet consultou especialistas que afirmam que isso está relacionado à bioluminescência.
Vitor Filiputti, professor, biólogo e administrador do canal Pido Biologia, diz que é importante entender que esse fenômeno acontece por causa de uma reação química. "Isso se chama bioluminescência, e em vaga-lumes acontece por causa de dois componentes, o oxigênio e uma enzima chamada luciferase. No abdome deles, o oxigênio reage com a luciferase, resultando na emissão de luz", ensina.
"Esta emissão serve para comunicação entre si e também para afastar predadores", conta Lucas Jaques de Oliveira, biólogo e especialista em ciências da natureza.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
Filiputti completa o colega. "Essa luz é usada para atrair presas e parceiros para a reprodução, quanto mais brilho, mais chama a atenção."
Por fim, Oliveira comenta que os vaga-lumes emitem outras tonalidades de luz, além da mais famosa, que é a verde. "Isso deve variar de espécie para espécie, mas existem cores como vermelho, azul e amarelo também."
'Impressões digitais': animais que têm características únicas na pele
*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna