Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cães enxergam em branco e preto? Saiba o que é verdade sobre a visão dos cachorros

Especialista detalha sobre as cores que esses pets realmente podem ver e desmistifica a informação inventada

RPet|André Barbeiro*, do R7

Cachorros enxergam em preto e branco?
Cachorros enxergam em preto e branco? Cachorros enxergam em preto e branco?

Um mito muito conhecido e difundido, em todo o mundo, sobre os cachorros é que esses animais enxergam em preto e branco, assemelhando sua visão à de um filme antigo. Porém, segundo especialistas, essa não é uma realidade. Em uma conversa com o RPet, a médica-veterinária Daniela Mol Valle explica sobre as cores que os cães realmente podem perceber.

De primeira, a profissional já desmentiu a afirmação. "É mito essa história. Mas os cachorros não enxergam a mesma quantidade de cores que um humano. Esses animais não têm a mesma distinção de cores que nós. Basicamente, eles tendem a ver o vermelho e o azul. Porém, não conseguem distinguir o rosa do verde", detalha.

Daniela ainda conta que os cães podem até desenvolver favoritismos por conta disso. "É possível perceber que os animais preferem alguns brinquedos de algumas cores", ensina.

Secreção nos olhos não é normal

A oftalmologista-veterinária Andrea Barbosa fala da importância de levar os cães para consultas sobre a visão e lembra que animais domésticos podem ter diversas doenças oculares, assim como os humanos, as quais precisam receber atenção de um profissional. Ela ressalta que os tutores precisam ficar atentos se os cães demonstram algum tipo de mutação, como olhos vermelhos, secreção, mudança de aspecto e alteração de visão.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Não é normal ter secreção nos olhos. É sinal que o pet tem algum problema. Não é para acumular secreção. Sempre falo para comparar com a gente. Amanhecemos com o olho cheio de secreção, ou fica juntando aquele fio de muco? Se tiver, isso vai nos incomodar, logo, também vai incomodar o cão", afirma.

Ela comenta que alguns cachorros precisam receber uma atenção prévia e mais próxima desses profissionais. "Os braquicefálicos [que são aqueles cães com uma cabeça em formato 'achatado' e focinho pequeno, como o pug e o buldogue] deveriam passar por exames clínicos oftalmológicos periódicos, porque algumas doenças a gente consegue identificar a predisposição e prevenir."

Publicidade

Curiosidade

Daniela ainda aproveita para destacar uma curiosidade sobre a visão dos cães. A médica conta que esses animais tem uma facilidade para enxergar em alguns ambientes mais escuros.

"Diferente dos humanos, que têm dificuldade para ver quando está escuro, os cachorros possuem uma capacidade maior de enxergar à noite, pois eles conseguem se adaptar melhor", afirma.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veterinária salva animais que perderam partes do corpo com próteses de bicos e rodinhas

*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.