Coelho que vivia com fumantes ‘muda de cor’ após ser resgatado no Canadá; entenda
Animal aparentava ter pelo marrom, mas, após banhos, revelou ser branco; mudança de cor foi causada por fumaça de cigarro
RPet|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um coelho identificado inicialmente como marrom “mudou de cor” após ser resgatado por uma organização em Ontário, no Canadá. O pelo do animal, na verdade, é branco, mas estava manchado devido à fumaça de cigarro provocada pelos antigos tutores, que eram fumantes.
Segundo o jornal britânico The Sun, o pelo do coelho havia sido impregnado por alcatrão e nicotina devido à exposição prolongada à fumaça de cigarro. Mas voltou à cor original depois de passar por várias lavagens no santuário Sweetie’s Rescue.
Leia mais
A resgatista Ashley Muvahill, de 36 anos, relatou que o coelho, inicialmente chamado de Crusty (termo em inglês para “sujo”), chegou ao abrigo em condições críticas. “Ficamos chocados quando o encontramos”, disse ao jornal.
“O rosto dele estava marrom e encrostado. Ele estava apavorado, tremendo e não queria sair da transportadora”, acrescentou. O cheiro de fumaça no pelo do animal era tão forte, segundo a mulher, que a deixou enjoada.
Embora banhos não sejam comuns para coelhos, a equipe fez uma exceção devido ao estado grave do animal. “Ele era o coelho mais sujo que já vimos. Colocamos ele na banheira, e a água ficou preta”, contou Ashley.
Foram necessárias três lavagens para recuperar a cor natural do pelo. Na segunda lavagem, a água ficou amarela, e o cheiro de cigarro se intensificou. Após um corte de pelo e mais um banho, Rio, como agora é chamado, ficou completamente branco. “Não conseguia acreditar na diferença”, afirmou a resgatista.

A transformação de Rio não foi apenas física. Após os banhos, o coelho demonstrou alegria, pulando e girando, movimentos típicos de coelhos felizes, segundo Ashley. “Ele parecia tão feliz, deu uma cambalhota, chutou as patas e girou”, descreveu. A equipe acredita que anos de exposição à fumaça de tabaco foram removidos do pelo do animal.
Ninguém apareceu para reivindicar Rio, e agora ele está disponível para adoção, prestes a ser acolhido por uma nova família temporária. “A melhor parte do nosso trabalho é ver os animais indo para lares e sendo felizes. É de partir o coração encontrar coelhos abandonados. Resgatamos muitos, mas nunca tínhamos visto algo assim”, disse Ashley.
Perguntas e Respostas
Qual foi a mudança que ocorreu com o coelho resgatado no Canadá?
Um coelho que inicialmente parecia ter pelo marrom "mudou de cor" após ser resgatado em Ontário, no Canadá. Na verdade, seu pelo é branco, mas estava manchado devido à fumaça de cigarro dos antigos tutores, que eram fumantes.
Como a mudança de cor do coelho foi explicada?
O pelo do coelho estava impregnado por alcatrão e nicotina devido à exposição prolongada à fumaça de cigarro. Após várias lavagens no santuário Sweetie’s Rescue, o coelho recuperou sua cor original.
Quais foram as condições em que o coelho foi encontrado?
O coelho, inicialmente chamado de Crusty, chegou ao abrigo em condições críticas. A resgatista Ashley Muvahill relatou que o animal estava apavorado, tremendo e não queria sair da transportadora. O cheiro de fumaça em seu pelo era tão forte que deixou a resgatista enjoada.
O que foi feito para limpar o coelho?
Embora banhos não sejam comuns para coelhos, a equipe fez uma exceção devido ao estado grave do animal. Foram necessárias três lavagens para recuperar a cor natural do pelo. Na segunda lavagem, a água ficou amarela e o cheiro de cigarro se intensificou. Após um corte de pelo e mais um banho, o coelho, agora chamado de Rio, ficou completamente branco.
Como foi a transformação do coelho após os banhos?
A transformação de Rio não foi apenas física. Após os banhos, o coelho demonstrou alegria, pulando e girando, movimentos típicos de coelhos felizes. A equipe acredita que anos de exposição à fumaça de tabaco foram removidos do pelo do animal.
Qual é a situação atual do coelho Rio?
Ninguém apareceu para reivindicar Rio, e agora ele está disponível para adoção, prestes a ser acolhido por uma nova família temporária. A resgatista Ashley Muvahill destacou que a melhor parte do trabalho é ver os animais indo para lares e sendo felizes, e que é de partir o coração encontrar coelhos abandonados.