Óleos essenciais usados em difusores podem ser tóxicos aos pets; saiba quais evitar
Cães e gatos podem desenvolver insuficiência hepática se inalarem a 'fumaça' de alguns aromatizadores
RPet|Do R7

Uma clínica veterinária emitiu um alerta urgente sobre um item doméstico comum que pode causar sérios danos ao fígado de cães e gatos. A Pets on Parker, que fica em Victoria, na Austrália, fez uma publicação no Facebook, pedindo às pessoas que não usem difusores de óleos essenciais, após ser relatado que um cachorro passou mal devido à 'fumaça' que saía do equipamento.
Segundo a tutora Marianne Whyte, da Nova Zelândia, o cachorro não a reconheceu quando ela chegou em casa. Assustada, percebeu que o comportamento estranho dele era devido ao novo difusor que estava usando, com óleo Tea Tree Oil (também conhecido como óleo de melaleuca), e o desligou imediatamente.
Ao levar o pet ao veterinário, Marianne entendeu o que aconteceu. "O óleo que eu estava usando no difusor é tóxico para cães. Felizmente, o teste mostrou que o fígado do meu cachorro estava bem, mas ainda não estávamos fora de perigo. Ele recebeu fluídos sob a pele para eliminar as toxinas", contou ela.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo os veterinários, esses casos estão cada vez mais frequentes, já que a popularidade dos difusores está crescendo. "Por favor, certifique-se de que os óleos essenciais que você está queimando não são tóxicos para seus animais de estimação", completou Marianne.
Saiba quais óleos são tóxicos a cães e gatos
Os pets podem desenvolver insuficiência hepática se inalarem alguns óleos essenciais - o que pode ser fatal se não for tratado. Os especialistas enfatizaram que os sinais de alerta a serem observados incluem dificuldade para respirar, dificuldade para caminhar, babar, diarreia, tremores musculares, vômitos e aparência letárgica.
Além da melaleuca, a clínica veterinária alertou que os óleos de dente de alho, alecrim, tomilho, gerânio, zimbro, e gaultéria são especialmente tóxicos para os cães.
Já os óleos essenciais de cássia, tomilho, eucalipto, canela, bergamota, citrino, dente de alho, manjericão, lavanda, hortelã-pimenta, gerânio, toranja, gaultéria, orégano, limão, poejo, lima, abeto, laranja silvestre e também a melaleuca estavam entre os óleos essenciais mais tóxicos para os gatos inalarem.
Tutores pagam cerca de R$ 45 mil em voos exclusivos com muito conforto para pets
Cada vez mais surgem opções de produtos e serviços para pets. É comum encontrar tutores que não se sentem confortáveis de deixar o animal com a carga, no porão do avião. Ao The New York Times, alguns deles compartilharam a experiência de viajar com a K...
Cada vez mais surgem opções de produtos e serviços para pets. É comum encontrar tutores que não se sentem confortáveis de deixar o animal com a carga, no porão do avião. Ao The New York Times, alguns deles compartilharam a experiência de viajar com a K9 Jets, em uma aeronave em que o bicho vai confortável e tem a possibilidade de ter um acento próprio