Cuidado! Uso de álcool em gel para limpar patas de pets pode causar problemas de pele e respiratórios
O produto, que ganhou ainda mais destaque após a pandemia, não deve ser usado na higienização de cães nem gatos
RPet|André Barbeiro*, do R7
Os tutores de pets muitas vezes procuram métodos simples e rápidos para tirar a sujeira dos bichos, que costumam subir em camas e sofás de seus pais humanos. Ainda mais após a pandemia de Covid-19, pessoas passaram a optar pelo uso de álcool gel nas patinhas de cães e gatos com a ideia de que será a melhor maneira de higienizá-las. Porém, o produto não é o mais indicado aos bichos.
Esther Halfon, médica-veterinária integrativa, explica ao RPet que, mesmo que pareça ser uma boa opção, o álcool em gel não é um produto apropriado. "Primeiro, por gerar um ressecamento dos coxins [as famosas 'almofadinhas' das patas de cachorros e gatos] e também por conta da lambedura no álcool, que não é favorável", diz.
Ela lembra que a substância pode fazer mal ao bicho, especialmente se usado durante muito tempo. “O álcool em gel é bastante nocivo, principalmente a longo prazo. Há alguns animais com potencial de ficar mais desidratados, como os idosos e os que tiveram algumas doenças virais, como a cinomose, que deixam os coxins craquelados”, alerta.
A veterinária Isabella Campos Melo diz que o ressecamento das patas pode causar uma hipersensibilidade nos pets, o que propicia o surgimento de feridas durante os passeios e até problemas respiratórios. "O álcool nas patas pode causar uma reação alérgica tanto na pele quanto no sistema respiratório do animal devido ao cheiro. E também tem o risco de ingestão por uma lambida, porque é um cheiro diferente, é algo que os incomoda", explica.
Marcelo de Souza Vertulo Medeiros, veterinário-dermatologista da Vetdermatologia, é mais um que é contra o uso de álcool em gel nos bichos. "Atendo muitos cachorros alérgicos; para mim o álcool em gel é péssimo. Normalmente, irrita muito a pata, muito. Mesmo em cães sem problemas de pele, não recomendo tanto o álcool em gel 70% como os menos concentrados."
Então, o que usar?
Mas afinal, o que usar para higienizar as patinhas dos pets? "Os tutores podem utilizar óleo de coco para hidratar e, para limpar, shampoo neutro para cães e gatos com água. Também é possível usar lenço umedecido de recém-nascido, porque eles são hipoalergênicos", indica Esther.
Isabella dá outras sugestões. "Água e sabonete neutro ou produtos da linha pet que fazem essa limpeza e que são não alcoólicos e que podem ter benefícios, como hidratantes, ser hipoalergênico e ter aromas diferenciados."
Medeiros concorda com as colegas de profissão e acrescenta os sprays para "banhos secos". "Mas, se não quiser gastar com produtos caros, use água e sabão. Tem tutores que compram meias para o cão passear, é uma opção também", complementa.
Concurso que elege as fotos mais engraçadas de pets anuncia vencedores; veja
*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna