Polícia do Distrito Federal inaugura delegacia específica para garantir proteção aos animais
O departamento foi construído para assegurar que os delitos que envolvam bichos domésticos e silvestres não saiam impunes
RPet|André Barbeiro*, do R7
O Distrito Federal inaugurou, recentemente, um departamento especializado para apurar crimes de maus-tratos contra animais. A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais - DRCA foi construída com o objetivo de assegurar que os delitos que envolvam bichos domésticos e silvestres não saiam impunes e sejam investigados.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal ao RPet, esta delegacia surgiu devido "à necessidade de se garantir os direitos dos bichos".
"Nos últimos anos, houve um aumento do número de ocorrências policiais envolvendo maus-tratos de animais. A nova unidade pretende dar um tratamento especializado, com estrutura física voltada, exclusivamente, ao enfrentamento dos crimes contra animais, sejam domésticos, silvestres, exóticos e outros, de maneira que, ao final, se consiga esclarecer/elucidar um maior número de casos", detalha a equipe.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda de acordo com Polícia Civil, o principal tipo de crime envolvendo animais no Distrito Federal é o de maus-tratos. "Isso pode ser praticado das mais variadas formas, como praticar ato de abuso ou crueldade contra os bichos, mantê-los em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração ou movimentação, bem como o privá-los de luz, obrigá-los a trabalhar excessivamente, golpeá-los, feri-los, mutilá-los e abandoná-los", exemplifica.
As penas mais altas variam de 2 a 5 anos de reclusão e mais de 90% das ocorrências envolvendo animais e maus-tratos estão relacionadas a cães e gatos.
"As Regiões Administrativas de Ceilândia, Samambaia, Gama, Planaltina, Brasília, Sobradinho e Guará são responsáveis por quase 50% das ocorrências de maus-tratos de animais no DF", acrescenta a polícia.
Para fazer as denúncias basta entrar em contato de forma digital, pelo site do órgão, pelo telefone, no 197, ou de forma presencial, em qualquer delegacia policial do Distrito Federal.
'Cônsul-gato': consulado do Japão, em Recife, 'contrata' felino
*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna