Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo inaugura Museu das Culturas Indígenas nesta quarta

A instituição cultural se localiza na zona oeste da capital paulista, ao lado do Parque da Água Branca

Entretenimento|Do R7

Museu das Culturas Indígenas será inaugurado nesta quarta-feira (29)
Museu das Culturas Indígenas será inaugurado nesta quarta-feira (29) Museu das Culturas Indígenas será inaugurado nesta quarta-feira (29)

Na tarde desta quarta-feira (29), acontece na cidade de São Paulo a inauguração do Museu das Culturas Indígenas. A instituição cultural, localizada ao lado do Parque da Água Branca, tem como intuito fortalecer o protagonismo indígena e compartilhar mensagens, conhecimentos, artes e histórias dos povos originários.

O museu será inaugurado com três exposições temporárias, misturando artes visuais, música e tecnologia. Uma delas ocupa a área externa da instituição, com diferentes linguagens artísticas e destaque para murais com grafismos guaranis e onças. Os artistas dessa exposição trazem um olhar decolonial do espaço urbano e temáticas da resistência dos povos indígenas.

Outra exposição é do artista e curador Denilson Baniwa. Ele traz produções contemporâneas e tradicionais de músicos indígenas da Amazônia. Já na terceira exposição, o artista Xadalu Tupã Jekupé denuncia com estética na arte urbana contemporânea como territórios guaranis em Porto Alegre estão sendo ameaçados pela urbanização.

O Museu das Culturas Indígenas é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A instituição será gerida pela Acam Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir e valorizar o patrimônio cultural indígena.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.