Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vidas Alagadas: conheça histórias de moradores do Jardim Pantanal, bairro às margens do rio Tietê (SP)

Local vive rotina de enchentes há quase 30 anos e é tema de série documental inédita para as redes sociais do R7.com

|Do R7

Diogo Bezerra é empreendedor social e compartilha sua história no primeiro episódio da série
Diogo Bezerra é empreendedor social e compartilha sua história no primeiro episódio da série Diogo Bezerra é empreendedor social e compartilha sua história no primeiro episódio da série

O bairro Jardim Pantanal, localizado na zona Leste de São Paulo, é tema da primeira série documental para Reels do Brasil. Produzida pela equipe de Transmídia da Record TV, Jardim Pantanal - Vidas Alagadas conta histórias de pessoas que lidam com o drama das enchentes. A produção é dividida em sete episódios e publicada todas as quintas-feiras exclusivamente no Facebook e Instagram do @portalr7.

A série abre espaço para os moradores contarem os desafios que enfrentam na comunidade e revelarem como é estar sob medo constante de perder tudo em uma tempestade. Há quase 30 anos, o local próximo às margens do rio Tietê vive uma rotina de inundações, que se intensificam ainda mais na temporada de chuvas. 

Procurada, a Prefeitura de São Paulo informou que faz obras na região para evitar alagamentos e riscos de deslizamentos das margens, em benefício à população que vive nos imóveis localizados no entorno do canal. Abaixo, leia o que diz a nota na íntegra.

Assista aos episódios que já foram ao ar:

Publicidade

EPISÓDIO 1 | DIOGO BEZERRA

No primeiro episódio da série, você conhece a história de Diogo Bezerra. Ele tem 29 anos e é empreendedor social. Hoje, tem uma escola de idiomas e programação no bairro. Veja!

Publicidade

EPISÓDIO 2 | SILVANA DA SILVA

Conheça a história de Silvana. Ela mora no Jardim Pantanal há 37 anos e chegou no bairro antes dos alagamentos começarem. Hoje, ela sonha em alugar ou comprar uma casa longe dali.

Publicidade

EPISÓDIO 3 | VITÓRIA MIRANDA

Neste episódio, quem compartilha a sua história é Vitória Miranda. Ela tem 21 anos, é proprietária de uma esmalteria e mora no bairro desde que nasceu. Acompanhe! 

EPISÓDIO 4 | IVANEIDI SOUZA

Ivaneidi Souza é diarista e mora no Jardim Pantanal há muitos anos. Ela lembra dos desafios de sair para trabalhar em dias de chuva. Assista ao episódio! 

EPISÓDIO 5 | ROSELI DA SILVA

Mãe de dez filhos e moradora do bairro há 30 anos, Roseli da Silva dedica parte de sua vida realizando ajuda comunitária. Acompanhe em mais um episódio!

EPISÓDIO 6 | MELISSA GOMES

Neste episódio, você conhece a Melissa, uma menina de 8 anos que fala sobre as dificuldades de brincar e até ir à escola. Assista!

EPISÓDIO 7 | REGINALDO DOS SANTOS

Reginaldo é presidente da Associação de Moradores do Jardim Pantanal e luta diariamente por mais qualidade de vida no bairro. Ele explica a origem do problema das enchentes e os possíveis caminhos para uma solução. Acompanhe no último episódio da série!

Leia o que diz a nota emitida pela Prefeitura de São Paulo:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura São Miguel Paulista, já executou a construção de 400 metros de muro de contenção das margens do Córrego Lajeado, entre a Travessa Tomás Liberti e a Rua Cordão de São Francisco. A última fase da obra está em andamento e deve ser finalizada até o fim do ano.

A Rua Tietê faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA), está situada na várzea do Rio Tietê, necessitando de estruturas de macrodrenagem, uma vez que o escoamento das águas da chuva ocorre de forma superficial. Para o local, está em fase de elaboração um projeto executivo de macrodrenagem, a fim de solucionar as ocorrências de alagamento e falta de escoamento das águas pluviais de forma definitiva.

As obras fazem parte do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), para evitar alagamentos e riscos de deslizamentos das margens, em benefício à população que vive nos imóveis localizados no entorno do canal.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que finalizou a recomposição das margens do Córrego Lajeado em 5 trechos distintos. Os trechos se estendem da Rua Ipê Roxo até a Rua Paratinga; Rua Eurides Fernandes do Nascimento até Rua Monte Camberela; Rua Rio Ararangá até Rua Rio Upitanga; Av. Barão Luis de Arariba, entre as ruas Eng. Bardot e pontal do Rio Pardo; e entre os números 101 e 324 na Rua Rio Alvarenga.

A SIURB também trabalha no planejamento das obras de microdrenagem, pavimentação e macrodrenagem da região do Jardim Pantanal (área de várzea do Rio Tietê). As intervenções irão melhorar o escoamento das águas do bairro, além de impedir que a água do Rio Tietê chegue até as casas em períodos de cheia, e solucionar as ocorrências de alagamento e falta de escoamento das águas pluviais de forma definitiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.