Ação coleta depoimentos para memorial de vítimas da AIDS
Projeto convoca a sociedade para compartilhar suas lembranças sobre as vítimas da epidemia da doença no Brasil
Virtz|Do R7
Para resgatar memórias e celebrar a vida, a Casa 1 e outras cinco instituições lançam o Memorial Incompleto da Epidemia de AIDS, uma iniciativa aberta, coletiva e sem fins lucrativos. O objetivo é recolher depoimentos, formando uma rede de relatos que irá compor o memorial.
As histórias serão compartilhadas publicamente no formato de pequenos áudios e também em uma colcha de retalhos, inspirada no Projeto Nomes, surgido em 1980, nos Estados Unidos.
Para isso, o projeto inicia uma convocatória pública para que amigos e familiares que queiram compartilhar suas lembranças sobre as vítimas da AIDS no Brasil enviem de forma anônima uma proposta de retalho que formará a colcha e também áudios com duração de três a dez minutos.
Para o retalho, é possível criar um rascunho em papel e mandar uma foto para a equipe do projeto, que confeccionará o material conforme o esquema e a disponibilidade de materiais. Quem se interessar, também pode fazer e enviar. Os tecidos e técnicas podem ser variados, desde que seja mantido o tamanho de 50x50cm. A sugestão é que seja feito em um tecido grosso para garantir a durabilidade da colcha na circulação.
Também é possível marcar para fazer o retalho conforme agendamento prévio no Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista). Ao final, os áudios e as imagens serão disponibilizadas anonimamente no site do projeto e a colcha será apresentada nos espaços parceiros em exposições abertas ao público.
Os envios, dúvidas, agendamento de coleta de áudios ou criação dos retalhos podem ser feitos pelo email educativo@casaum.org ou pelo WhatsApp (11) 91013-6994.