Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 VIRTZ

Grupo higieniza roupa íntima para doar às moradoras de rua

Grupo HOPE receberá doações de calcinhas usadas que, antes de serem entregues, serão desinfectadas e higienizadas 

Virtz|Do R7

Projeto-piloto já está sendo realizado em três lojas de São Paulo (SP)
Projeto-piloto já está sendo realizado em três lojas de São Paulo (SP)

Embora existe uma certa resistência no senso comum ao falar sobre doação de roupas íntimas usadas, o assunto começa a se tornar pauta ao redor do mundo. A cada ano, cerca de 170 toneladas de lixo são produzidas pelo setor de roupas íntimas do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Do total, menos da metade é reciclada. Ou seja, além de gerar um desperdício de material, perde-se a chance de impactar positivamente o dia a dia de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Assim, o Grupo Hope criou o projeto Doe Esperança – Lingerie para todas, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. A iniciativa prevê a arrecadação de calcinhas, sutiãs e pijamas usados que, depois de sua correta desinfecção e higienização, serão doados para ONGs, fundações ou entidades à escolha de cada lojista.

Em razão da falsa premissa de que calcinhas e sutiãs não podem ser doados ou reutilizados, o volume de doações costuma ser muito baixo, fazendo com que essas sejam uma das maiores necessidades dos moradores de rua.

Para desmitificar algumas questões relacionadas à saude envolvendo doação de peças íntimas, a médica ginecologista da Universidade de São Paulo (USP), Mariangela Maluf, doutora em Ciências, esclarece que as calcinhas não atuam como vetores de micro-organismos causadores de doenças. 


As lavanderias industriais conseguem eliminar totalmente eventuais agentes infecciosos que possam estar presentes nas roupas íntimas antes da doação. Assim%2C após a higienização correta%2C as peças podem ser doadas sem que ofereçam qualquer risco a quem for receber as doações

(Mariangela Maluf, ginecologista)

Outro aspecto a ser considerado é que as roupas íntimas não precisam chegar ao ponto de se tornarem praticamente inúteis para serem doadas. Para que possam ser recebidas e voltarem a ser utilizadas, têm de estar em condições, inteiras, sem rasgos e com elásticos em bom estado. Caso contrário, devem ser descartadas.

A ação

A iniciativa receberá calcinhas, sutiãs e pijamas de todos os modelos, cores e marcas. Inicialmente, o projeto-piloto já está sendo realizado em três lojas de São Paulo (SP): no shopping JK, no shopping Morumbi e na Oscar Freire. A ideia da companhia é que a ação se torne perene, expandindo também para as unidades as lojas HOPE do Brasil e futuramente para as unidades Sob Medida e para todos os representantes da marca. 

Antes de doar, considere que podem ser doados calcinhas, sutiãs e pijamas em bom estado; as peças devem estar com sua função de uso preservada. Por exemplo: um sutiã sem o fecho não funciona mais como um sutiã. Portanto, não é uma peça funcional. Além disso, é importante frisar: doação não é descarte. Assim, as peças precisam estar em bom estado de conservação, sem rasgos e higienizadas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.