Voluntários do mundo todo se unem para salvar os coalas australianos
Ações de pessoas por todo o planeta tentam aliviar o drama dos coalas e outros animais afetados pelos graves incêndios florestais da Austrália
Virtz|Fábio Fleury, do R7
Os incêndios florestais que atingiram o sul e o leste da Austrália em novembro mataram centenas de coalas e deixaram um grande número de animais feridos em todo o país. Agora, voluntários pelo mundo estão se unindo para tentar ajudar os sobreviventes a poder voltar à natureza.
Diversas campanhas para ajudar no tratamento e recuperação de coalas resgatados dos incêndios se espalharam depois que imagens como a do salvamento do coala 'Lewis' viralizaram na internet.
Leia também: Conheça Urso, o cachorro que ajuda a resgatar coalas na Austrália
Leia também
O hospital que tratou os ferimentos de Lewis e de dezenas de outros coalas, na cidade de Port Macquarie, no leste australiano, criou uma campanha online que já arrecadou mais de 1,8 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 5,2 milhões) para ajudar no tratamento dos marsupiais, mais de 70 vezes a meta inicial de 25 mil dólares (cerca de R$ 72 mil).
Luvas para os coalas
Quem não pode doar dinheiro tem doado seu tempo e talento. As ONGs australianas que ajudam na preservação dos coalas e outras espécies já receberam tantos cestos, cobertores e mantimentos para os bichinhos que pediram para os voluntários pararem um pouco, para que as doações possam ser distribuídas.
Na Holanda, por exemplo, um ateliê de voluntários está há semanas produzindo luvinhas para proteger as patas dos coalas, que se queimaram durante os incêndios. As peças precisam ser feitas artesanalmente e em algodão, para ajudar na cicatrização das queimaduras.
Até agora, o ateliê na cidade de Deventer já produziu mais de 400 pares de luvas para serem enviados para a Austrália.