Como aliviar a cólica do bebê? - por Dra. Malena Giorgetta
Como aliviar a cólica do bebê? - por Dra. Malena Giorgetta
AMAR MATERNIDADE|Do R7
Olá mamães,
Tudo bem?
Hoje vamos falar sobre um tema que deixa as mamys "louquinhas" e com aquela dorzinha no coração. A cólica!
Por provocar grande desconforto no bebê, e fazer com que ele chore inconsolavelmente, muitas mães acabam entrando em desespero sem saber o que fazer!!!
No post de hoje, a Dra. Malena Giorgetta da Núcleo Pediatria, vai dar dicas de como acalmar o seu bebê. Confira:
(Foto de internet)
Converso bastante com mães que estão sendo, digamos .. preparadas ou iniciadas .. na difícil experiência de ver o bebê com cólicas, próprias desta fase inicial de vida extra uterina, e resolvi esta semana escrever sobre este tema.
Medicamentos melhoram, mas existem outros métodos menos convencionais e que surtem resultados surpreendentes, e um deles é ensinar a mãe a recriar o ambiente do útero, tanto no aspecto físico como no psicológico.
(Foto de internet)
“Sabemos que os bebês têm capacidade de aprendizado intraútero e que guardam memórias dessa fase. Por isso, é possível criar um reflexo condicionado na gravidez e lançar mão dele após o parto.”
E aqui vão algumas dicas para que isso aconteça:
1 - Durante a gravidez, estabeleça o hábito de escutar determinada música relaxante, enquanto conversa com o seu bebê, de forma que ele associe esse momento a uma vivência de segurança.
(Foto de internet)
2 – Quando o bebê já estiver em seus braços.. e ele enfrentar uma clássica crise de cólica, prepare um ofurô ou balde (cujo espaço aconchegante remete ao ambiente uterino) com água morna e coloque seu filho dentro com muita calma..
3 - Ponha a canção que costumava ouvir na gravidez e repita as mesmas palavras que dizia ao seu filho nessa ocasião, pausadamente com voz baixa e muita tranquilidade .
4- Siga as ultimas palavras das 3 dicas acima : segurança , calma, tranquilidade .
Porque ainda não temos como reproduzir a perfeita paz , confiança e tranquilidade que o útero materno proporciona ao seu bebê, mas a ansiedade do desconhecido lhe proporciona mais e mais desconforto.
(Foto de internet)
Este simples ato causará o alívio físico proporcionado pelo calor da água (que dilata os vasos e promove efeito anti-inflamatório, diminuindo a sensação dolorosa).
O ritual de resgate das memórias acalma o bebê, diminuindo a ação de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que só agravam ainda mais a dor. O efeito duplo seria o responsável pela eficácia dessa estratégia.
E principalmente pense: Este momento vai passar!!!
Até o próximo post!!!
Dra. Malena Giorgetta Rua Caio Graco 747 , Vila Romana São Paulo