Educação: Ensinando e aprendendo com diálogo - por Andrea Moura Fernandes
Educação: Ensinando e aprendendo com diálogo - por Andrea Moura Fernandes
AMAR MATERNIDADE|Do R7
Olá mamães,
Tudo bem?
Como é o seu diálogo com seu filho? Você educa seus filhos de "maneira antiga", como seus pais te educaram? Ou tem uma maneira mais "moderna" e menos rígida?
No post de hoje, Andrea Moura, vai falar sobre a "fórmula ideal" da educação dos pequenos, de um modo bem-humorado. Confira!!!
(Foto de internet)
“Filhos não vem com manual de instruções”, como já dizia Cher no filme “Minha Mãe é uma Sereia”. Pois é, se cada pessoa viesse com manual ou um mapa apontando a direção correta tudo seria mais fácil, mas como na vida as coisas não tão simples assim a gente sempre tem que “rebolar” um pouquinho até achar a fórmula ideal, (veja que não disse fórmula certa e sim ideal) para cada filho.
(Gif de internet)
Bom, vamos lá! Nesse texto sobre educação (tema que posteriormente será destrinchado de várias formas) vamos focar em uma coisa, o diálogo.
Gente, eu sei que muitas de nós fomos educadas em um modelo diferente, pois eram outros tempos, vivíamos em outro mundo mesmo. A moeda era outra, bem como a economia, a política; a violência era mais branda, e por aí vai. Muitas de nós crescemos sem celular, sem internet, sem máquina fotográfica digital e pasmem lá em casa nós tínhamos uma máquina de escrever.
Se tudo na vida evoluiu, inclusive nossa forma de pensar, porque a educação tem que ser mantida num padrão ultrapassado?
Eu sei que algumas pessoas, principalmente os pais, desejam dar prosseguimento a uma educação mais rígida. Tipo: “Não é Não”, “Isso não lhe interessa”, “não quero que faça isso”, “engole o choro”,'e lá voa o chinelo na criança'. Lembrando e falando assim dá até para rir, mas esse negócio não funciona mais com essa geração questionadora.
Se seu filho é da geração Z ou da nova geração a coisa fica ainda fácil de ser observada. Essas crianças já nasceram na era digital, então tudo é rodeado de informação e com, um tempo de resposta extremamente rápido, porque o mundo de hoje é assim.
Eles querem entender tudo que se passa a sua volta então o “Não é Não”, acaba sendo algo totalmente sem sentido, “OVER”, “Démodé”, se é que você me entende. Isso não cola pra essa galerinha.
Não confunda Rigidez com Disciplina. A Rigidez se faz em um ambiente muitas vezes hostil enquanto a Disciplina pode ser imposta com prêmios, reconhecimento, trocas, elogios e muito incentivo. No primeiro exemplo as ordens são passadas de forma inquestionável, o que muitas vezes pode gerar revolta e rebeldia, pois as crianças se sentem contrariadas. No segundo exemplo, a conversa e um diálogo convincente resultam em uma educação com excelência, rotina saudável e boa organização na vida dos pimpolhos.
A conversa na educação atua como uma troca de experiências e informações que são passadas de forma racional, porém com muito respeito e afeto. Tenha certeza que eles sempre vão corresponder positivamente porque no fundo eles só querem aprender.
(Foto de internet)
Mamãe, vamos fazer um exercício prático? (Rss..)
SITUAÇÃO: - Seu filho está próximo à mesa e quer puxar a toalha, mas com isso ele irá derrubar vários copos no chão.
REAÇÃO 1-
NAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOO MEXEEEE AÍIIIIIII. SAAAAIII DAÍIII MENINOOOOOO. SE EU FOR AÍ VOCÊ NÃO VAI GOSTAR. QUER VER? QUER VER SÓ? AAAHHH VOCÊ ME DEIXA LOUCAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
REAÇÃO 2-
Meu filho, não puxe a toalha porque senão os copos vão cair, vão quebrar e alguém pode se machucar. Além disso, precisaremos comprar outros copos e se tivermos que gastar dinheiro com as coisa que quebramos não teremos dinheiro para comprar coisas novas que queremos e nem teremos como comprar algo que você goste.
É mais ou menos isso. Eles precisam entender que para tudo há um sentido, uma explicação e que toda ação que ele tiver terá uma reação, positiva ou negativa. Isso gera um sentimento de responsabilidade nos filhos.
Se ele quer fazer um esporte, conte para ele o que ele pode fazer. Quais são os esportes coletivos e individuais, o que cada um tem de benefício e não simplesmente o matricule no futebol e fale que a aula começa amanhã. Nunca desrespeite seu filho.
Isso não quer dizer que, dependendo do caso, você não dará bronca ou castigo (isso fica para outra postagem), só quero deixar claro que o diálogo deve ser priorizado e colocado em prática sempre que possível.
Isso é o que dá bons resultados e contribui para formação de caráter, sem contar que permitirá seu filho ser questionador e aguçará a percepção de seu lugar no mundo.
Com uma conversa você coloca tudo no lugar.
Entenda que não é pelo fato de você ser mãe que terá a tarefa exclusiva de ensinar, você também deve APRENDER com seu filho.