Anna Lima, de 'Reis', sobre etarismo: 'Falam que estou bem para minha idade, isso é elogio?'
A atriz, que faz 50 anos em agosto, viverá sua primeira protagonista na televisão, ao dar vida à personagem Bateseba
Viva a Vida|Brenda Marques, do R7
Anna Lima viverá sua primeira protagonista na televisão ao dar vida à personagem Bateseba, na oitava temporada de Reis, que estreia no dia 17 de julho, na Record TV. A conquista acontece um mês antes de a atriz completar 50 anos de idade, em 28 de agosto. Em entrevista ao R7, ela conta quais práticas adota para envelhecer bem consigo mesma e questiona falas etaristas disfarçadas de elogios.
Anna se considera uma pessoa vaidosa e até toma vitaminas para a pele, mas dispensa caminhos milagrosos a fim de seguir a tendência estética do momento. Em relação a intervenções estéticas, ela só colocou silicone nos seios, há 17 anos, depois de ter seu segundo filho, Davi, de 18 anos de idade. Anna também é mãe de Tom, de 21 anos.
"A vaidade só atrapalha quando influencia [negativamente] na sua saúde. Tomar coisas pra ficar com corpo bonito, isso não faço. Eu me preocupo mais com saúde do que com corpo, o corpo vem como consequência da saúde", analisa.
A atriz diz que percebeu desde cedo que saúde física e mental estão interligadas e, por isso, começou a praticar atividades físicas. Ela costuma se exercitar cinco vezes por semana: três dias de ioga e dois de musculação. Mas a frequência muda conforme a rotina de gravações. "Eu comecei a prática de exercício há muito tempo, porque eu sabia que precisava de endorfina. Faço isso para o meu bem-estar", reforça.
'Organização é tudo'
A artista fez da organização um dos pilares da vida. A rotina de exercícios, por exemplo, é planejada no papel, com ajuda profissional. "Eu recebo o roteiro na quinta à noite e marco com meu personal a semana. Varia conforme eu gravo, acabo me adaptando. Organização é tudo para você ficar menos ansiosa", afirma.
Anna também faz terapia há 23 anos e diz que as sessões são essenciais para que ela consiga "organizar pensamento, sentimento e ato". Prestes a completar mais um ano de vida, a intérprete de Bateseba valoriza e desfruta da maturidade que o tempo lhe deu.
"Maturidade não é idade, é uma escolha. Eu aproveito muito a minha maturidade. Todas as pessoas que cresceram comigo estão envelhecendo também. Tem coisas que eu fazia quando era jovem que eu não me interesso mais, a gente começa a ter outros prazeres", pondera.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Imune a críticas, mas não a falsos elogios
Ativa nas redes sociais, a intérprete de Bateseba costuma compartilhar detalhes do dia a dia com seus seguidores e diz que até hoje está ilesa aos haters da internet. Mas, em uma cultura que não aceita o envelhecimento de mulheres, muitos se surpreendem com a aparência dela
"Nunca passei por essas críticas na internet. Mas as pessoas falam: 'como você está bem pra sua idade'. Isso é elogio ou não? As pessoas são muito ligadas na idade, e eu, não", diz.
Anna descreve a si mesma na biografia do Instagram como "mãe, empresária e atriz". Além da organização, o caminho para dar conta de tantos papéis sociais é ter uma rede de apoio. "A gente não faz nada sozinha. Na empresa de marmitas, eu tenho uma sócia. Filho eu consegui criar com a ajuda que eu tenho em casa, da profissional que trabalha comigo há 18 anos. Tudo é um conjunto de quem você tem ao lado. Não somos nada sozinhos", enfatiza.
VEJA TAMBÉM: Ana Hickmann investe em looks monocromáticos para enfrentar o frio em São Paulo