Truque de vó? Bobes são ótimos aliados para modelar os fios
Apesar de estar fora de moda, o método, muito comum entre as mulheres antigamente, ajuda a dar volume ao cabelo
Beleza|Gabriela Guidotte*, do R7
Os bobes sempre foram uma ótima opção para modelar os fios do cabelo e usados por profissionais nos salões de beleza e até mesmo em casa. Antigamente, as mulheres tinham apenas essa alternativa, e, com o passar dos anos, o método ficou conhecido como "truque de vó". Isso porque foram surgindo outras tecnologias, como os secadores, as escovas modeladoras, a chapinha e o babyliss, que realizam a função de forma mais prática.
O R7 conversou com profissionais do ramo sobre o assunto para saber se o bobe, apesar de não estar mais em alta, ainda é usado e funcional. "No dia a dia do salão, não são mais usados com frequência. O efeito também é alcançado com a escova", explica o hair stylist Cristhofer Glöe.
Durante a pandemia de Covid-19, viralizou no Tik Tok um corte de cabelo chamado "curtain bangs", e, a partir disso, muitas mulheres voltaram a usar os bobes, para conseguir modelar a franja.
A profissional Kely Francis diz que com o bobe como aliado é possível transformar o cabelo de maneira saudável e segura; porém, com a rotina corrida, os mecanismos com fonte de calor — como chapinhas, secadores, babyliss, escovas secadoras — acabam sendo mais utilizados pela praticidade.
"Querendo ou não, temos uma vida mais corrida hoje em dia e precisamos de algo mais prático, usando um bom protetor conseguimos usar todas as ferramentas sem agredir os fios", ensina a cabeleireira.
A forma de usar o acessório varia, dependendo do resultado esperado e do tipo de cabelo de cada um. A maneira mais comum, porém, é deixar o bobe por apenas alguns minutos nos fios.
"Após a escovação, é só enrolar os fios no bobe na direção desejada com o tamanho adequado; podemos usar spray ou não, após uns minutinhos é só soltar os bobes e o efeito está pronto. Cria volume na raiz e estrutura para o penteado", explica Cristhofer.
Veja 7 famosas que mudaram a cor do cabelo por campanha de beleza
*Estagiária do R7, sob supervisão de Camila Juliotti