Kefir é o alimento probiótico da moda. Saiba os benefícios
“Bichinho do iogurte” voltou à cozinha do brasileiro e melhora o intestino e a pele. Pode ser consumido até por intolerantes a lactose
Bem Estar|Marília Aguena, do R7

Alimentos probióticos milenares estão na moda. É o caso do kefir, o “bichinho do iogurte” que era altamente consumido nos anos 80 e voltou com tudo neste ano.
Junto com os kombuchas, a bebida faz sucesso na cozinha dos que buscam alimentação saudável.
O kefir é formado por um conjunto de bactérias e leveduras que fazem dele um alimento probiótico. Além de saboroso, o mais interessante é ver as bactérias se proliferando e você assistir ao vivo a criação de uma comida. E não dá para comprar no supermercado, para ter a sua própria colônia é preciso que alguém doe o kefir para você.
As receitas são infinitas e vai da sua imaginação: dá para consumir como iogurte mesmo, suco, chá, pastas para torradas, vitaminas, etc.
Leia mais: Marca irlandesa cria assessórios fashion para cadeiras de rodas
O sabor é um pouco mais azedinho que o iogurte comprado no mercado e tem mais proteínas.
A nutricionista Ana Amélia Bagagli explica que a bebida pode ser feita com leite animal, vegetal ou com água misturada com açúcar.
— Quem é intolerante a lactose pode misturar com leite vegetal ou água. Porém a lactose é quase que completamente consumida pelas bactérias. É um alimento excelente para a saúde intestinal com grande poder de reparação da flora, auxiliando assim o sistema imune, energia, pele e até cânceres.
Mas a especialista alerta para a quantidade consumida por pacientes com imunidade muito baixa, como em tratamentos de quimioterapia.
O kefir pode ser consumido em qualquer horário do dia.