Logo R7.com
RecordPlus
R7 Viva a Vida

Drone registra orcas caçando tubarões-brancos e arrancando seus fígados; assista

Gravações foram feitas pelo biólogo Erick Higuera, que observou um grupo de orcas atacando três tubarões-brancos em ocasiões distintas

Bichos|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Recentes vídeos mostram orcas caçando tubarões-brancos no Golfo da Califórnia.
  • As orcas utilizam uma técnica especializada de caça, virando os tubarões de cabeça para baixo para extrair seus fígados.
  • Observações indicam que as técnicas de caça são transmitidas entre gerações, mostrando sofisticada aprendizagem social.
  • Antes desses registros, apenas um ataque de orcas a tubarões-brancos havia sido documentado na África do Sul em 2022.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Orcas empurram um tubarão-branco para a superfície em uma manobra de caça Divulgação/Marco Villegas Martínez

Vídeos recentes mostram um grupo de orcas caçando tubarões-brancos no Golfo da Califórnia, ao largo da costa do México. As imagens, registradas por um drone e divulgadas no domingo (2), revelam as baleias virando os tubarões de cabeça para baixo antes de extrair seus fígados, ricos em energia. Segundo pesquisadores, o comportamento indica que essas orcas desenvolveram uma técnica especializada de caça.

As gravações foram feitas pelo biólogo marinho independente Erick Higuera, que observou um grupo de cinco orcas atacando três tubarões-brancos em duas ocasiões distintas. Na primeira caçada, registrada em agosto de 2020, as orcas empurraram um tubarão à superfície e o viraram, provocando o que cientistas chamam de imobilidade tônica, um estado temporário de paralisia.


“Esse estado temporário deixa o tubarão indefeso, permitindo que as orcas extraiam seu fígado rico em nutrientes e provavelmente consumam outros órgãos também, antes de abandonar o resto da carcaça”, explicou Higuera em comunicado.

LEIA MAIS

Após o ataque, as orcas levaram o tubarão para debaixo d’água e reapareceram com o fígado do animal na boca. Pouco depois, o grupo repetiu a estratégia contra um segundo tubarão-branco. Dois anos depois, em agosto de 2022, os pesquisadores registraram o mesmo padrão: cinco orcas empurrando um tubarão de costas e se alimentando de seu fígado.


“Esse comportamento é uma prova da inteligência avançada, do pensamento estratégico e da sofisticada aprendizagem social das orcas, já que as técnicas de caça são transmitidas de geração em geração dentro de seus grupos”, afirmou Higuera.

O estudo identificou algumas das orcas envolvidas no primeiro episódio como as mesmas que haviam sido vistas caçando outras espécies, como tubarões-baleia e tubarões-touro. As imagens da segunda caçada, porém, não tinham qualidade suficiente para confirmar se eram os mesmos animais.


Antes dessas observações no México, havia apenas um registro de orcas predando tubarões-brancos, documentado em 2022 na África do Sul, quando um grupo perseguiu tubarões por cerca de uma hora perto de Mossel Bay.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.