Madrasta também tem que ganhar presente no Dia das Mães? Veja dicas de consultora
Descubra qual a etiqueta recomendada às famílias na hora de comemorar a data
Casa e Decoração|Marcella Franco, do R7

O dia das mães está chegando. Você já sabe o que vai dar de presente? E para sua madrasta? Sim, porque, segundo a consultora de comportamento Sofia Rossi, a segunda mulher do pai também tem direito a ganhar uma recordação nesta data comemorativa, especialmente se ela e a criança tiverem uma boa relação, convivendo com frequência.
— É interessante o pai levar o filho a uma loja e, juntos, escolherem o presente. Mas é bom deixar claro para a criança que ela só tem uma mãe na vida, que a madrasta não é a mãe dela, e que ninguém substitui ninguém.
A consultora sugere que a dinâmica da família seja reforçada principalmente para evitar situações desconfortáveis entre a mãe e a nova mulher do pai. Para Sofia, a honestidade é sempre a melhor jogada.
— Recomendo que tudo seja aberto e que se fale sempre a verdade. Se a relação entre a mãe e a madrasta for ruim, dá até para considerar esconder da mãe que a nova mulher também recebeu um presente, mas isso de uma certa maneira estará ensinando a criança que mentir é aceitável, o que não é bom.
Ela completa ensinando que, como cada pessoa é diferente da outra, o ideal é escolher presentes também diversos.
“Mas nada de lembrancinhas”, alerta Sofia.
— As pessoas têm a tendência a dizer “comprei uma lembrancinha para você”, sendo que isso não existe. É presente, mesmo que tenha sido comprado na loja de R$ 1,99. A pessoa foi lá, se preocupou, comprou. Não se deve medir sentimentos pelo valor do presente.
Mas, e quando a mãe da criança é falecida, será que as regras de etiqueta são diferentes?
Sofia explica que, neste caso, a questão mais delicada é evitar que os filhos sofram qualquer tipo de trauma. Na escola, a sugestão é deixar a cargo da própria criança se o presente feito em classe será entregue à madrasta ou a qualquer outra figura feminina de sua preferência, como uma avó ou madrinha.
E, em situações sociais comuns às datas comemorativas, como nos almoços em restaurantes, por exemplo, é bom se preparar para ter jogo de cintura. Afinal, pode acontecer de a madrasta ser confundida com a mãe, causando uma certa saia justa.
— Infelizmente muitos profissionais não tem a sensibilidade de não falar indelicadezas, algo como “Não vai dar uma rosa para a mamãe?”. Um garçom não pode falar isso, um motorista não pode. A gente não sabe quem é aquela pessoa ali ao lado. A postura tem que ser discreta, não pode se envolver.
***************
PUBLICIDADE
Nesse Dia das Mães, faça uma homenagem especial para sua primeira referência de beleza. Emocione com uma linda mensagem personalizada e faça desse Dia das Mães o melhor de todos! Clique e faça sua homenagem agora
