Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘Choro’ se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; conheça!

Flipar|

Nesta quinta-feira (29/02), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que o choro foi reconhecido como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Nesta quinta-feira (29/02), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que o choro foi reconhecido como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nesta quinta-feira (29/02), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que o choro foi reconhecido como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. (Flipar)
Criado por volta de 1870 no Rio de Janeiro, esse gênero musical brasileiro teve como principal expoente a canção
Criado por volta de 1870 no Rio de Janeiro, esse gênero musical brasileiro teve como principal expoente a canção Criado por volta de 1870 no Rio de Janeiro, esse gênero musical brasileiro teve como principal expoente a canção (Flipar)
A decisão unânime veio depois de uma reunião entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
A decisão unânime veio depois de uma reunião entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A decisão unânime veio depois de uma reunião entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. (Flipar)
Ao contrário de objetos ou lugares, o patrimônio imaterial se refere aos conhecimentos culturais transmitidos de uma geração para outra, essenciais para a construção da identidade cultural de uma sociedade.
Ao contrário de objetos ou lugares, o patrimônio imaterial se refere aos conhecimentos culturais transmitidos de uma geração para outra, essenciais para a construção da identidade cultural de uma sociedade. Ao contrário de objetos ou lugares, o patrimônio imaterial se refere aos conhecimentos culturais transmitidos de uma geração para outra, essenciais para a construção da identidade cultural de uma sociedade. (Flipar)
O pedido foi feito inicialmente pelo Clube do Choro, que fica em Brasília (foto), e ganhou o apoio de outras casas, como o Clube do Choro de Santos e o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro.
O pedido foi feito inicialmente pelo Clube do Choro, que fica em Brasília (foto), e ganhou o apoio de outras casas, como o Clube do Choro de Santos e o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro. O pedido foi feito inicialmente pelo Clube do Choro, que fica em Brasília (foto), e ganhou o apoio de outras casas, como o Clube do Choro de Santos e o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro. (Flipar)
Reco do Bandolim é uma figura importante no Clube do Choro de Brasília, sendo o atual presidente. Outro músico relevante para a história do lugar é Hamilton de Holanda (foto), que começou lá sua trajetória musical.
Reco do Bandolim é uma figura importante no Clube do Choro de Brasília, sendo o atual presidente. Outro músico relevante para a história do lugar é Hamilton de Holanda (foto), que começou lá sua trajetória musical. Reco do Bandolim é uma figura importante no Clube do Choro de Brasília, sendo o atual presidente. Outro músico relevante para a história do lugar é Hamilton de Holanda (foto), que começou lá sua trajetória musical. (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa é uma etapa significativa para a música brasileira, conhecida por sua variedade de ritmos:
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa é uma etapa significativa para a música brasileira, conhecida por sua variedade de ritmos: Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa é uma etapa significativa para a música brasileira, conhecida por sua variedade de ritmos: (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
O choro -- ou chorinho -- é caracterizado por uma formação instrumental flexível, mas geralmente composta por violão, cavaquinho, pandeiro e flauta.
O choro -- ou chorinho -- é caracterizado por uma formação instrumental flexível, mas geralmente composta por violão, cavaquinho, pandeiro e flauta. O choro -- ou chorinho -- é caracterizado por uma formação instrumental flexível, mas geralmente composta por violão, cavaquinho, pandeiro e flauta. (Flipar)
O choro tem influências de diversos estilos musicais, como a polca, o lundu, o maxixe e a modinha, e é caracterizado por sua alegria e vivacidade.
O choro tem influências de diversos estilos musicais, como a polca, o lundu, o maxixe e a modinha, e é caracterizado por sua alegria e vivacidade. O choro tem influências de diversos estilos musicais, como a polca, o lundu, o maxixe e a modinha, e é caracterizado por sua alegria e vivacidade. (Flipar)
As rodas de choro, encontros informais onde músicos se reuniam para improvisar e celebrar a música, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero.
As rodas de choro, encontros informais onde músicos se reuniam para improvisar e celebrar a música, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero. As rodas de choro, encontros informais onde músicos se reuniam para improvisar e celebrar a música, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero. (Flipar)
O bandolim, instrumento de cordas dedilhadas, também é um dos pilares do gênero, com Jacob do Bandolim sendo um dos seus maiores expoentes. Veja alguns dos artistas que foram pioneiros do choro no Brasil!
O bandolim, instrumento de cordas dedilhadas, também é um dos pilares do gênero, com Jacob do Bandolim sendo um dos seus maiores expoentes. Veja alguns dos artistas que foram pioneiros do choro no Brasil! O bandolim, instrumento de cordas dedilhadas, também é um dos pilares do gênero, com Jacob do Bandolim sendo um dos seus maiores expoentes. Veja alguns dos artistas que foram pioneiros do choro no Brasil! (Flipar)
Jacob do Bandolim: Virtuoso do bandolim, Jacob do Bandolim era conhecido por sua técnica impecável e por composições como
Jacob do Bandolim: Virtuoso do bandolim, Jacob do Bandolim era conhecido por sua técnica impecável e por composições como Jacob do Bandolim: Virtuoso do bandolim, Jacob do Bandolim era conhecido por sua técnica impecável e por composições como (Flipar)
Joaquim Callado: Conhecido como o
Joaquim Callado: Conhecido como o Joaquim Callado: Conhecido como o (Flipar)
Chiquinha Gonzaga: A famosa
Chiquinha Gonzaga: A famosa Chiquinha Gonzaga: A famosa (Flipar)
Ernesto Nazareth: Era conhecido como o
Ernesto Nazareth: Era conhecido como o Ernesto Nazareth: Era conhecido como o (Flipar)
Pixinguinha: Considerado um dos maiores compositores e instrumentistas da história do choro, Pixinguinha é conhecido por clássicos como
Pixinguinha: Considerado um dos maiores compositores e instrumentistas da história do choro, Pixinguinha é conhecido por clássicos como Pixinguinha: Considerado um dos maiores compositores e instrumentistas da história do choro, Pixinguinha é conhecido por clássicos como (Flipar)
Waldir Azevedo: Conhecido por popularizar o choro na década de 1950 com sua composição
Waldir Azevedo: Conhecido por popularizar o choro na década de 1950 com sua composição Waldir Azevedo: Conhecido por popularizar o choro na década de 1950 com sua composição (Flipar)
O gênero teve um papel importante na história da música brasileira, contribuindo para o desenvolvimento de outros estilos, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB).
O gênero teve um papel importante na história da música brasileira, contribuindo para o desenvolvimento de outros estilos, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB). O gênero teve um papel importante na história da música brasileira, contribuindo para o desenvolvimento de outros estilos, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB). (Flipar)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.