Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criadores denunciam que fumacê contra mosquito da dengue está matando abelhas

Flipar|

A epidemia de dengue atinge vários estados do Brasil e até 23/2 já havia mais de 740 mil casos da doença no país.
A epidemia de dengue atinge vários estados do Brasil e até 23/2 já havia mais de 740 mil casos da doença no país. A epidemia de dengue atinge vários estados do Brasil e até 23/2 já havia mais de 740 mil casos da doença no país. (Flipar)
Com isso, há estados que já decretaram, inclusive, situação de emergência, uma condição que permite comprar insumos sem burocracia para agilizar a assistência à população.
Com isso, há estados que já decretaram, inclusive, situação de emergência, uma condição que permite comprar insumos sem burocracia para agilizar a assistência à população. Com isso, há estados que já decretaram, inclusive, situação de emergência, uma condição que permite comprar insumos sem burocracia para agilizar a assistência à população. (Flipar)
E as cidades também estão tomando providências por conta própria. Algumas optam, até mesmo, pelo uso do tradicional fumacê, caminhonete que lança veneno contra o mosquito
E as cidades também estão tomando providências por conta própria. Algumas optam, até mesmo, pelo uso do tradicional fumacê, caminhonete que lança veneno contra o mosquito E as cidades também estão tomando providências por conta própria. Algumas optam, até mesmo, pelo uso do tradicional fumacê, caminhonete que lança veneno contra o mosquito (Flipar)
Em Diadema (SP), o fumacê virou alvo de muitas queixas dos meliponicultores - criadores de abelhas sem ferrão.
Em Diadema (SP), o fumacê virou alvo de muitas queixas dos meliponicultores - criadores de abelhas sem ferrão. Em Diadema (SP), o fumacê virou alvo de muitas queixas dos meliponicultores - criadores de abelhas sem ferrão. (Flipar)
Eles reclamam que, além de matar o mosquito transmissor da dengue, o fumacê está eliminando as abelhas das colmeias.
Eles reclamam que, além de matar o mosquito transmissor da dengue, o fumacê está eliminando as abelhas das colmeias. Eles reclamam que, além de matar o mosquito transmissor da dengue, o fumacê está eliminando as abelhas das colmeias. (Flipar)
Assim, quando os criadores abrem as caixas onde as abelhas são mantidas, elas estão mortas.
Assim, quando os criadores abrem as caixas onde as abelhas são mantidas, elas estão mortas. Assim, quando os criadores abrem as caixas onde as abelhas são mantidas, elas estão mortas. (Flipar)
Da mesma forma, meliponicultores dizem que outros insetos também estão sendo mortos com o veneno. Entre eles, libélulas e borboletas.
Da mesma forma, meliponicultores dizem que outros insetos também estão sendo mortos com o veneno. Entre eles, libélulas e borboletas. Da mesma forma, meliponicultores dizem que outros insetos também estão sendo mortos com o veneno. Entre eles, libélulas e borboletas. (Flipar)
Eles também se queixam que o inseticida lançado no ar causa a morte de anfíbios, como uma espécie de sapo muito comum na localidade. E atinge também os depósitos de água.
Eles também se queixam que o inseticida lançado no ar causa a morte de anfíbios, como uma espécie de sapo muito comum na localidade. E atinge também os depósitos de água. Eles também se queixam que o inseticida lançado no ar causa a morte de anfíbios, como uma espécie de sapo muito comum na localidade. E atinge também os depósitos de água. (Flipar)
Diadema é um município da Região Metropolitana de São Paulo que ocupa uma área de 30,732 km² e tem cerca de 439 mil habitantes.
Diadema é um município da Região Metropolitana de São Paulo que ocupa uma área de 30,732 km² e tem cerca de 439 mil habitantes. Diadema é um município da Região Metropolitana de São Paulo que ocupa uma área de 30,732 km² e tem cerca de 439 mil habitantes. (Flipar)
O fumacê se refere à aplicação de inseticida com uso de um veículo com caçamba, dotado de pulverizador.
O fumacê se refere à aplicação de inseticida com uso de um veículo com caçamba, dotado de pulverizador. O fumacê se refere à aplicação de inseticida com uso de um veículo com caçamba, dotado de pulverizador. (Flipar)
Conforme o veículo avança, vai expelindo o veneno pelas ruas dos bairros. Quem aprova a iniciativa costuma abrir as janelas para deixar o inseticida entrar.
Conforme o veículo avança, vai expelindo o veneno pelas ruas dos bairros. Quem aprova a iniciativa costuma abrir as janelas para deixar o inseticida entrar. Conforme o veículo avança, vai expelindo o veneno pelas ruas dos bairros. Quem aprova a iniciativa costuma abrir as janelas para deixar o inseticida entrar. (Flipar)
Nas décadas de 1980 e 1990, o fumacê foi uma das principais estratégias para tentar reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, do vírus da zika, da Chikungunya e da febre amarela no Brasil.
Nas décadas de 1980 e 1990, o fumacê foi uma das principais estratégias para tentar reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, do vírus da zika, da Chikungunya e da febre amarela no Brasil. Nas décadas de 1980 e 1990, o fumacê foi uma das principais estratégias para tentar reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, do vírus da zika, da Chikungunya e da febre amarela no Brasil. (Flipar)
Mas faz tempo que o uso do fumacê vem sendo questionado por estudiosos, que apontam malefícios causados a outros insetos e até às pessoas.
Mas faz tempo que o uso do fumacê vem sendo questionado por estudiosos, que apontam malefícios causados a outros insetos e até às pessoas. Mas faz tempo que o uso do fumacê vem sendo questionado por estudiosos, que apontam malefícios causados a outros insetos e até às pessoas. (Flipar)
O agrotóxico utilizado e aprovado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde atualmente nas pulverizações do fumacê é o Cielo-ULV.
O agrotóxico utilizado e aprovado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde atualmente nas pulverizações do fumacê é o Cielo-ULV. O agrotóxico utilizado e aprovado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde atualmente nas pulverizações do fumacê é o Cielo-ULV. (Flipar)
Segundo a OMS, agentes de saúde que trabalham com o fumacê estão potencialmente expostos ao risco de intoxicação, doenças respiratórias agudas e crônicas, doenças do sistema nervoso e neuropsiquiátricas, doenças hepáticas e renais.
Segundo a OMS, agentes de saúde que trabalham com o fumacê estão potencialmente expostos ao risco de intoxicação, doenças respiratórias agudas e crônicas, doenças do sistema nervoso e neuropsiquiátricas, doenças hepáticas e renais. Segundo a OMS, agentes de saúde que trabalham com o fumacê estão potencialmente expostos ao risco de intoxicação, doenças respiratórias agudas e crônicas, doenças do sistema nervoso e neuropsiquiátricas, doenças hepáticas e renais. (Flipar)
Esse inseticida contém praletrina e imidacloprida, substâncias que provocam intoxicação no sistema nervoso do mosquito, resultando na sua morte.
Esse inseticida contém praletrina e imidacloprida, substâncias que provocam intoxicação no sistema nervoso do mosquito, resultando na sua morte. Esse inseticida contém praletrina e imidacloprida, substâncias que provocam intoxicação no sistema nervoso do mosquito, resultando na sua morte. (Flipar)
Cielo-ULV substituiu o agrotóxico usado anteriormente, o Malathion, que fornecia riscos para a saúde de animais e pessoas e era ineficaz no combate ao mosquito.
Cielo-ULV substituiu o agrotóxico usado anteriormente, o Malathion, que fornecia riscos para a saúde de animais e pessoas e era ineficaz no combate ao mosquito. Cielo-ULV substituiu o agrotóxico usado anteriormente, o Malathion, que fornecia riscos para a saúde de animais e pessoas e era ineficaz no combate ao mosquito. (Flipar)
Teoruxamente, desde que usado com intervalos longos, o fumacê não ameaçaria a saúde, já que a dose usada do Cielo-ULV é muiti baixa. Mas especialistas alertam que, se o fumacê for usado sem critério, pode levar ao acúmulo de uma dose elevada no organismo, causando intoxicação.
Teoruxamente, desde que usado com intervalos longos, o fumacê não ameaçaria a saúde, já que a dose usada do Cielo-ULV é muiti baixa. Mas especialistas alertam que, se o fumacê for usado sem critério, pode levar ao acúmulo de uma dose elevada no organis... Teoruxamente, desde que usado com intervalos longos, o fumacê não ameaçaria a saúde, já que a dose usada do Cielo-ULV é muiti baixa. Mas especialistas alertam que, se o fumacê for usado sem critério, pode levar ao acúmulo de uma dose elevada no organismo, causando intoxicação. (Flipar)
Muitas pessoas que passam pela rua bem na hora do fumacê costumam se incomodar com o cheiro e se preocupam com o risco à saúde
Muitas pessoas que passam pela rua bem na hora do fumacê costumam se incomodar com o cheiro e se preocupam com o risco à saúde Muitas pessoas que passam pela rua bem na hora do fumacê costumam se incomodar com o cheiro e se preocupam com o risco à saúde (Flipar)
Por tudo isso os meliponicultores sugerem que o fumacê seja o último recurso, usado apenas quando mais nada funcionar na prevenção da doença
Por tudo isso os meliponicultores sugerem que o fumacê seja o último recurso, usado apenas quando mais nada funcionar na prevenção da doença Por tudo isso os meliponicultores sugerem que o fumacê seja o último recurso, usado apenas quando mais nada funcionar na prevenção da doença (Flipar)
Além disso, elas pedem que as autoridades avisem dobre os dias e horários do fumacê para que seja possível proteger as criações de abelhas durante a passagem do veículo.
Além disso, elas pedem que as autoridades avisem dobre os dias e horários do fumacê para que seja possível proteger as criações de abelhas durante a passagem do veículo. Além disso, elas pedem que as autoridades avisem dobre os dias e horários do fumacê para que seja possível proteger as criações de abelhas durante a passagem do veículo. (Flipar)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.