Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Dez erros na cozinha que podem prejudicar sua saúde

Flipar

Flipar|Do R7

Todos os anos, 600 milhões de pessoas ficam doentes e 420 mil morrem por causa de doenças transmitidas por bactérias de alimentos, em todo o mundo.
Todos os anos, 600 milhões de pessoas ficam doentes e 420 mil morrem por causa de doenças transmitidas por bactérias de alimentos, em todo o mundo. Todos os anos, 600 milhões de pessoas ficam doentes e 420 mil morrem por causa de doenças transmitidas por bactérias de alimentos, em todo o mundo.
Um dos maiores perigos são as bactérias que proliferam em alimentos mal conservados ou com prazo de validade vencido.
Um dos maiores perigos são as bactérias que proliferam em alimentos mal conservados ou com prazo de validade vencido. Um dos maiores perigos são as bactérias que proliferam em alimentos mal conservados ou com prazo de validade vencido.
A Universidade de São Paulo analisou os principais hábitos dos brasileiros na hora de armazenar e preparar a comida.
A Universidade de São Paulo analisou os principais hábitos dos brasileiros na hora de armazenar e preparar a comida. A Universidade de São Paulo analisou os principais hábitos dos brasileiros na hora de armazenar e preparar a comida.
ERRO 1 - Usar os mesmos utensílios para ingredientes crus e cozidos.
ERRO 1 - Usar os mesmos utensílios para ingredientes crus e cozidos. ERRO 1 - Usar os mesmos utensílios para ingredientes crus e cozidos.
CORRETO: A tábua de carne, as colheres, os objetos de uso no preparo da refeição devem estar limpos quando forem tocar em comida cozida pronta para o consumo.
CORRETO: A tábua de carne, as colheres, os objetos de uso no preparo da refeição devem estar limpos quando forem tocar em comida cozida pronta para o consumo. CORRETO: A tábua de carne, as colheres, os objetos de uso no preparo da refeição devem estar limpos quando forem tocar em comida cozida pronta para o consumo.
ERRO 2 - Lavar o frango na pia: quando a pessoa lava o frango, gotas de água podem respingar no pano de prato, em utensílios usados no preparo das refeições ou nos alimentos, causando contaminação por bactérias..
ERRO 2 - Lavar o frango na pia: quando a pessoa lava o frango, gotas de água podem respingar no pano de prato, em utensílios usados no preparo das refeições ou nos alimentos, causando contaminação por bactérias.. ERRO 2 - Lavar o frango na pia: quando a pessoa lava o frango, gotas de água podem respingar no pano de prato, em utensílios usados no preparo das refeições ou nos alimentos, causando contaminação por bactérias..
CORRETO: Não lave o frango antes de temperar ou colocar no fogão. Se fizer absoluta questão de lavar, trate de afastar tudo e depois limpe a pia para ter certeza de que não ficaram respingos com micro-organismos da carne.
CORRETO: Não lave o frango antes de temperar ou colocar no fogão. Se fizer absoluta questão de lavar, trate de afastar tudo e depois limpe a pia para ter certeza de que não ficaram respingos com micro-organismos da carne. CORRETO: Não lave o frango antes de temperar ou colocar no fogão. Se fizer absoluta questão de lavar, trate de afastar tudo e depois limpe a pia para ter certeza de que não ficaram respingos com micro-organismos da carne.
ERRO 3 - Esperar a comida esfriar para colocar na geladeira: nesse tempo as bactérias podem se desenvolver no alimento.
ERRO 3 - Esperar a comida esfriar para colocar na geladeira: nesse tempo as bactérias podem se desenvolver no alimento. ERRO 3 - Esperar a comida esfriar para colocar na geladeira: nesse tempo as bactérias podem se desenvolver no alimento.
CORRETO: Colocar a comida ainda morna na geladeira. A preocupação de causar defeito no refrigerador está ultrapassada. Geladeiras modernas aceitam bem os alimentos mornos.
CORRETO: Colocar a comida ainda morna na geladeira. A preocupação de causar defeito no refrigerador está ultrapassada. Geladeiras modernas aceitam bem os alimentos mornos. CORRETO: Colocar a comida ainda morna na geladeira. A preocupação de causar defeito no refrigerador está ultrapassada. Geladeiras modernas aceitam bem os alimentos mornos.
ERRO 4 - Arrumar os alimentos na geladeira de forma aleatória: as prateleiras e a porta são projetadas para certos produtos.
ERRO 4 - Arrumar os alimentos na geladeira de forma aleatória: as prateleiras e a porta são projetadas para certos produtos. ERRO 4 - Arrumar os alimentos na geladeira de forma aleatória: as prateleiras e a porta são projetadas para certos produtos.
CORRETO: Na prateleira mais alta, ficam o leite e seus derivados; na segunda, sobras de refeições; na terceira, alimentos em processo de descongelamento.
CORRETO: Na prateleira mais alta, ficam o leite e seus derivados; na segunda, sobras de refeições; na terceira, alimentos em processo de descongelamento. CORRETO: Na prateleira mais alta, ficam o leite e seus derivados; na segunda, sobras de refeições; na terceira, alimentos em processo de descongelamento.
Os legumes, frutas e verduras devem ficar na gaveta. A porta armazena bebidas, geleias, temperos e conservas.
Os legumes, frutas e verduras devem ficar na gaveta. A porta armazena bebidas, geleias, temperos e conservas. Os legumes, frutas e verduras devem ficar na gaveta. A porta armazena bebidas, geleias, temperos e conservas.
ERRO 5 - Manter alimentos além do tempo limite na geladeira.
ERRO 5 - Manter alimentos além do tempo limite na geladeira. ERRO 5 - Manter alimentos além do tempo limite na geladeira.
CORRETO: Peixes, carnes e frios são conservados por até 3 dias; sobras de comidas, por 1 ou 2 dias; frutas, legumes e verduras, 3 a 7 dias; molhos de 20 a 30 dias.
CORRETO: Peixes, carnes e frios são conservados por até 3 dias; sobras de comidas, por 1 ou 2 dias; frutas, legumes e verduras, 3 a 7 dias; molhos de 20 a 30 dias. CORRETO: Peixes, carnes e frios são conservados por até 3 dias; sobras de comidas, por 1 ou 2 dias; frutas, legumes e verduras, 3 a 7 dias; molhos de 20 a 30 dias.
ERRO 6 - Guardar carnes de forma errada na geladeira. Bandejas de isopor com os pedaços de carne (como são vendidas no mercado) não são recomendáveis.
ERRO 6 - Guardar carnes de forma errada na geladeira. Bandejas de isopor com os pedaços de carne (como são vendidas no mercado) não são recomendáveis. ERRO 6 - Guardar carnes de forma errada na geladeira. Bandejas de isopor com os pedaços de carne (como são vendidas no mercado) não são recomendáveis.
CORRETO: Armazenar as carnes em potes ou plásticos como proteção. Carnes que só serão preparadas após 3 dias devem ficar no congelador.
CORRETO: Armazenar as carnes em potes ou plásticos como proteção. Carnes que só serão preparadas após 3 dias devem ficar no congelador. CORRETO: Armazenar as carnes em potes ou plásticos como proteção. Carnes que só serão preparadas após 3 dias devem ficar no congelador.
ERRO 7 - Lavar frutas, legumes ou verduras apenas com água: essa limpeza não elimina os micro-organismos da superfície.
ERRO 7 - Lavar frutas, legumes ou verduras apenas com água: essa limpeza não elimina os micro-organismos da superfície. ERRO 7 - Lavar frutas, legumes ou verduras apenas com água: essa limpeza não elimina os micro-organismos da superfície.
CORRETO: Os alimentos que são consumidos crus devem ser mergulhados numa solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos. A medida é uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água.
CORRETO: Os alimentos que são consumidos crus devem ser mergulhados numa solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos. A medida é uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água. CORRETO: Os alimentos que são consumidos crus devem ser mergulhados numa solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos. A medida é uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água.
Depois de 15 minutos, é só lavar os alimentos em água corrente. OBS: legumes que vão ao fogo não precisam dessa limpeza profunda. O fogo mata os micro-organismos.
Depois de 15 minutos, é só lavar os alimentos em água corrente. OBS: legumes que vão ao fogo não precisam dessa limpeza profunda. O fogo mata os micro-organismos. Depois de 15 minutos, é só lavar os alimentos em água corrente. OBS: legumes que vão ao fogo não precisam dessa limpeza profunda. O fogo mata os micro-organismos.
ERRO 8 - Não cozinhar de forma suficiente as carnes ou ovos
ERRO 8 - Não cozinhar de forma suficiente as carnes ou ovos ERRO 8 - Não cozinhar de forma suficiente as carnes ou ovos
CORRETO: O núcleo dos alimentos deve alcançar uma temperatura mínima de 70 graus. Você pode usar um termômetro de cozinha para medir.
CORRETO: O núcleo dos alimentos deve alcançar uma temperatura mínima de 70 graus. Você pode usar um termômetro de cozinha para medir. CORRETO: O núcleo dos alimentos deve alcançar uma temperatura mínima de 70 graus. Você pode usar um termômetro de cozinha para medir.
ERRO 9: Descongelar alimentos na temperatura ambiente. A liberação de água cria ambiente propício para as bactérias.
ERRO 9: Descongelar alimentos na temperatura ambiente. A liberação de água cria ambiente propício para as bactérias. ERRO 9: Descongelar alimentos na temperatura ambiente. A liberação de água cria ambiente propício para as bactérias.
CORRETO: Descongelar na geladeira, nas prateleiras comuns. Ao descongelar aos poucos, na geladeira, além de evitar bactérias, consegue-se uma melhor textura dos alimentos.
CORRETO: Descongelar na geladeira, nas prateleiras comuns. Ao descongelar aos poucos, na geladeira, além de evitar bactérias, consegue-se uma melhor textura dos alimentos. CORRETO: Descongelar na geladeira, nas prateleiras comuns. Ao descongelar aos poucos, na geladeira, além de evitar bactérias, consegue-se uma melhor textura dos alimentos.
Para quem tem pressa, é recomendado descongelar no microondas, que tem uma função para isso.
Para quem tem pressa, é recomendado descongelar no microondas, que tem uma função para isso. Para quem tem pressa, é recomendado descongelar no microondas, que tem uma função para isso.
ERRO 10 - Não lavar as mãos antes de manipular os alimentos.
ERRO 10 - Não lavar as mãos antes de manipular os alimentos. ERRO 10 - Não lavar as mãos antes de manipular os alimentos.
CORRETO: Lavar as mãos com água e sabão ou, se não houver uma pia, limpar as mãos com álcool em gel.
CORRETO: Lavar as mãos com água e sabão ou, se não houver uma pia, limpar as mãos com álcool em gel. CORRETO: Lavar as mãos com água e sabão ou, se não houver uma pia, limpar as mãos com álcool em gel.
É necessário sempre lavar as mãos, também, após mexer em alimentos crus, pois os patógenos podem ser transferidos para outros produtos se as mãos não estiverem higienizadas.
É necessário sempre lavar as mãos, também, após mexer em alimentos crus, pois os patógenos podem ser transferidos para outros produtos se as mãos não estiverem higienizadas. É necessário sempre lavar as mãos, também, após mexer em alimentos crus, pois os patógenos podem ser transferidos para outros produtos se as mãos não estiverem higienizadas.
E aqui vai um lembrete. É recomendável limpar a geladeira uma vez por mês. Assim, eliminam-se restos e manchas que servem de alimento para micro-organismos. As peças removíveis podem ser lavadas com detergente neutro.
E aqui vai um lembrete. É recomendável limpar a geladeira uma vez por mês. Assim, eliminam-se restos e manchas que servem de alimento para micro-organismos. As peças removíveis podem ser lavadas com detergente neutro. E aqui vai um lembrete. É recomendável limpar a geladeira uma vez por mês. Assim, eliminam-se restos e manchas que servem de alimento para micro-organismos. As peças removíveis podem ser lavadas com detergente neutro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.