Uma triste notícia foi divulgada nesta quarta-feira (15): a morte do menino Duangpetch Promthep. Tailandês, ele tinha 17 anos e ficou famoso em 2018, quando foi resgatado de uma caverna inundada em seu país. Confira os detalhes!
O adolescente foi encontrado desacordado no seu quarto, na Inglaterra, na semana passada, mas morreu dias depois, nesta quarta. A BBC, rede britânica de televisão, confirmou a notícia com amigos de Duangpetch Promthep.
Ele estava com 17 anos e foi encontrado com uma lesão na cabeça. Até o fechamento desta galeria, ainda não tinha sido divulgada a razão da lesão. O adolescente estava morando na cidade inglesa de Leicester, numa região a leste do centro do país.
O jovem matriculou-se na Brooke House College Football Academy, em Leicester, no final de 2022. Lá, jogava futebol e cursava o Ensino Médio. Seu apelido era Dom.
Como destacado, ele ficou famoso em 2018, quando ficou cerca de duas semanas preso em uma caverna tailandesa, a Thuam Lamg (foto), na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia. A caverna estava inundada por conta de fortes chuvas.
Na ocasião, ele tinha 13 anos e era atacante e capitão do Wild Boars (javalis selvagens em português e Moo Pa, em tailandês). Dom era reconhecido pelo seu senso de liderança e bom humor.
Dom ficou preso junto com o treinador do time de futebol e outros 11 garotos. Eles tinham de 11 a 16 anos. Já o treinador, Ekkapol Chantawong (foto), mais conhecido como Ake, tinha 25 anos e é um ex-monge budista.
Os 13 entraram na caverna inundada em 23 de junho de 2018. Horas depois, foram dados como desaparecidos. Eles foram encontrados com vida nove dias depois, no dia 2 de julho. O resgate, porém, demorou para começar, por conta de estudos de viabilidade. Eles saíram entre os dias 8 e 10 de julho.
No dia 6 de julho, por exemplo, um mergulhador morreu enquanto voltava de uma expedição que levou alimentos para os jovens. Seu nome era Saman Kunan, de 38 anos, e ele era sargento de reserva da marinha. O resgate envolveu cerca de 1000 profissionais, da Tailândia e até de outros países.
Durante o resgate, eles foram sedados para não sentirem hipotermia. O grupo foi convidado para ir à final da Copa do Mundo de 2018, no dia 15 de julho. Mas eles não puderam ir por ordem médica.
Agora, conheça algumas das maiores cavernas do mundo. Não há uma lista universalmente aceita. De acordo com o Guinness Book, o livro oficial dos recordes, a maior é Hang Son Doong, no Vietnã. Ela tem
Nesta caverna, é possível empilhar 6 estátuas do Cristo Redentor. A área também é maior do que a da praia da Boa Viagem, no Recife. Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2003, ela foi descoberta apenas em 1991, por acaso, por um agricultor local.
Já em termos de extensão, a maior que se tem notícia é a Mammoth, no estado americano de Kentucky. São cerca de 620 km de extensão, distância um pouco maior do que ir de São Paulo a Belo Horizonte de carro.
A caverna é muito turística, com dezenas de espécies de plantas e animais. Há um parque dentro dele, de cerca de 214 km quadrados, e inaugurado em 1941. Também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Lá dentro, ainda há fósseis.
Uma coisa amplamente reconhecida é que a Eisriesenwelt, na Áustria, é a maior caverna de gelo do mundo. Ela tem 42 km de extensão e fica no alto da Montanha da Áustria, a cerca de 40 km da cidade de Salzburgo.
Ela foi descoberta em 1879 e hoje também é muito turística. O local é rico em tochas de magnésio e, claro, gelo.
Falando em água, acredita-se que a maior caverna subaquática do mundo é a Sistema dos Ojos. É um grupo de cavernas, uma colada na outra. Juntas, têm uma extensão de cerca de 319 km, na Península de Yucatán. Esta, por sua vez, se divide entre México, Belizes e Guatemala.
O local, obviamente, também atrai turistas do mundo inteiro. A exploração da região começou na década de 1980, nas redondezas da cidade de Tulum. Essa parte do universo também é rica em praias e parques aquáticos.
A Península de Yucatán tem também o sistema Ox Bel Ha, com cerca de 256 km de cavernas subaquáticas. Esses dois sistemas ficam na parte mexicana, mas precisamente no estado de Quintana Roo.
Já a caverna Optymistychna, na Ucrânia, é a maior de gesso do mundo, com cerca de 230 km de extensão, mas numa área de 2 km quadrados. Ela foi descoberta em 1966.
Já a Thuam Lamg, onde o menino e o time foram resgatados em 2018, tem uma área conhecida de 10 km. A caverna tem muita lama, principalmente quando chove, e rochas. Assim, não é ponto turístico, e apenas 2 km foram caminhados por seres humanos, por conta dos percalços.