No último domingo (28), morreu Frank Willliams. Britânico, ele tinha 79 anos e fundou a escuderia Williams, uma das mais importantes da história da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo. Frank é uma das
Nascido em 1942, em South Shields (perto de Newcastle no Norte da Inglaterra) Frank tentou a vida como piloto, Viu que não tinha muita qualidade, mas conhecia carros, tornou-de mecânico
Mas Frank se encontrou mesmo como dirigente. Ele fundou a escuderia em 1966, com apenas 24 anos. Ela chegou à Fórmula 1 pouco tempo depois, em 1969.
Infelizmente, em 1970, o eu piloto Piers Courage, também britânico e que já tinha terminado uma prova em segundo lugar, morreu no GP da Holanda. Isso interrompeu o projeto de Frank. A Williams voltou a competir em 1977. Bem mais estruturada, rica e forte, ela voltou para ficar, se tornar uma escuderia gigante e ficar marcada na história da Fórmula 1.
A primeira vitória em um Grande Prêmio veio em 1979, com o suíço Clay Ragazzoni. (GP da Inglaterra)
Aliás, uma curiosidade: o primeiro GP de Regazzoni foi o da Holanda de 1970, o mesmo que marcou a morte de Piers Courage. (na foto o acidente fatal do britânico)
A Williams foi vice em 1981: o argentino Carlos Reutemann, na foto com Frank, perdeu para Nelson Piquet, então na Brabham.
Mas a escuderia é uma supercampeã: seus pilotos foram campeões em 1982 (Keke Rosberg), 1987 (com o brasileiro Nelson Piquet, na foto), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve).
Aliás, o britânico Nigel Mansell é quem mais tem vitórias pela Williams: 28. Ele é seguido de perto pelo compatriota Damon Hill, que venceu 21 GPs. Depois, aparece Alan Jones, com 12.
Com esses 7 títulos (na foto o carro campeão de Alain Prost), a escuderia só fica atrás da Ferrari (15), McLaren (12) e Mercedes (9) em termos de campeonatos mundiais por pilotos.
A escuderia tem ainda 9 mundiais de construtores, ou seja, a equipe cuja somatória dos dois pilotos, mais obteve pontos. As conquistas foram em 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. À frente dela, aparece só a Ferrari, com 16. A McLaren tem 8 e está em terceiro.
Em 1986, Frank sofreu um grave acidente de carro, um lesão na espinha. Passou a usar cadeiras de rodas. Apesar da infelicidade, ele não ficou com traumas de carros e direção em alta velocidade e seguiu a sua carreira.
Em 1993, viveu mais uma tragédia. no GP de Ímola, seu principal piloto, Ayrton Senna, que tinha trocado a McLaren pela Williams, morreu em um acidente na curva Tamburello
Um problema mecânico acabou vitimando o tricampeão mundial e um dos maiores pilotos da história. Isso gerou uma série de críticas e longo processo para se descobrir os culpados. Frank Williams foi um dos responsabilizads pela morte e o processo se arrastou até 1999, com todos os envolvidos absolvidos
Frank seguiu muito ativo e comandando a Williams até 2013
A partir de 2013 Claire Williams, cientista política, passou a ser vice-diretora da equipe de Fórmula 1 da Williams. Na prática, a chefona. Manteve a posição até 2020
Com o dinheiro acabando, Claire resolveu vender a escuderia para um grupo de investidores norte-americanos, Estados Unidos, a Dorilton Capital, por 152 milhões de euros (R$ 900 milhões)
Até o momento, a escuderia conquistou 114 vitórias na Fórmula 1. São ainda 313 pódios e 128 pole positions, ou seja, quando o piloto larga em primeiro lugar.
Na sexta-feira, 26/11, Frank Williams foi internado. O motivo não foi divulgado pela família. No domingo, 28, de acordo com a nota, morreu “pacificamente”, aos 79 anos, ao lado de sua família. A morte não foi divulgada